Por Evelyn Carvalhaes
A Câmara Municipal de Petrópolis realizou, na última semana, uma audiência pública voltada à discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Nesse contexto, o PPA é um instrumento essencial que orienta as metas, diretrizes e prioridades da administração pública para os próximos quatro anos. O encontro teve como objetivo principal ouvir a população e fortalecer a participação popular nas decisões do governo municipal.
Conduzida pelo vereador Tiago Leite, a audiência reuniu representantes do Legislativo, do Executivo e da sociedade civil para debater temas estratégicos para o desenvolvimento da cidade, como saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, meio ambiente e assistência social.
Objetivo
Diante deste cenário, a vereadora Júlia Casamasso (PSOL), em entrevista ao jornal Correio Petropolitano, destacou que o PPA é fundamental para atender às demandas da população, considerando que o município possui prioridades urgentes que precisam ser tratadas de forma imediata, além de outras que ainda precisam ser inseridas no planejamento.
“A gente visa, justamente, o alcance das demandas. Se a gente for falar, por exemplo, de mobilidade urbana e transporte público, existe uma ação muito pontual e muito tímida dentro do PPA . Se você for perguntar pra população petropolitana, hoje, o que é que tem de demanda, eu tenho certeza que a maior parte vai dizer que é o transporte público”, destacou a parlamentar.
Participação Popular
A vereadora reforçou ainda que a participação popular é essencial para a construção de um plano que reflita as reais necessidades dos petropolitanos.
“É muito importante a gente ter esse diálogo transparente com a população para poder construir um PPA que vá ao encontro das demandas e que consiga melhorar a vida da população petropolitana com um projeto verdadeiro de cidade”, disse.
Emendas
Além das propostas apresentadas durante a audiência, o processo de elaboração do PPA também contempla a apresentação de emendas parlamentares, instrumento utilizado pelos vereadores para ajustar, incluir ou ampliar ações dentro do plano.
Outro ponto destacado pela vereadora foi a importância da saúde mental da população, tema que vem ganhando espaço nas discussões públicas em função dos desastres naturais recorrentes em Petrópolis. Segundo a vereadora Júlia Casamasso, os eventos climáticos frequentes têm impacto direto na qualidade de vida dos moradores, exigindo atenção especial das autoridades.
“A gente tem as emendas de todas as áreas para concurso público, principalmente na saúde, na educação, na assistência social e na administração pública. Na saúde, por exemplo, ano que vem fazem 10 anos que aconteceu o último concurso”, afirmou
Diálogo
Para finalizar, a vereadora ressaltou que o diálogo entre o Legislativo, o Executivo e a comunidade, é fundamental para que o Plano Plurianual seja construído de forma técnica e participativa, garantindo políticas públicas mais justas e duradouras.
“A gente precisa desse investimento em saúde mental e também em prevenção. Também sentimentos a prevenção muito tímida no PPA. Nós também fizemos emendas nesse sentido, no fortalecimento do Centro Integrado de Monitoramento. Então, as nossas prioridades vieram todas das demandas da população”.
Próximos Passos
Agora, as propostas seguem para análise e consolidação antes de serem apreciadas em plenário. A expectativa é que o texto final do PPA 2026-2029 seja votado ainda este ano, após as contribuições das comissões permanentes e o debate com a sociedade civil.