A cerâmica tem se consolidado como um dos pilares da economia criativa em Petrópolis, unindo tradição, arte e inovação em um movimento que cresce a cada ano. Atualmente, a cerâmica em Petrópolis movimenta em torno de 100 artistas atuantes, entre profissionais e alunos, produzindo peças que vão de utilitários e objetos decorativos a obras de arte, em uma prática que gera renda, fomenta o turismo criativo e fortalece a identidade cultural local.
Esse cenário é fruto de um processo que valoriza o artesanato tradicional ao mesmo tempo em que estimula novos formatos e aplicações. “A cerâmica tem um papel fundamental porque carrega memória e identidade, mas também se reinventa constantemente em design, técnicas e linguagens. Isso a torna essencial dentro da economia criativa”, afirma Alice Cavalcante, produtora cultural, responsável pela realização da Feira de Cerâmica de Petrópolis.
Nos últimos anos, Petrópolis tem visto uma expansão significativa do setor. Em junho de 2025, foi lançado um mapa virtual com 25 ateliês de ceramistas, espalhados no Centro a regiões como Secretário e Brejal, que serve como vitrine para o público conhecer artistas, comprar diretamente de seus ateliês e incentivar o turismo de experiência. Além disso, a cidade abriga eventos que movimentam o calendário cultural e fortalecem o segmento, como a já tradicional Feira de Cerâmica de Petrópolis, que chega neste mês de outubro à sua 6ª edição.
A feira, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, vai reunir mais de 40 expositores no Shopping Vilarejo, em Itaipava, e promete movimentar não apenas o mercado, mas também o imaginário cultural da cidade. “Nosso objetivo é dar visibilidade aos ceramistas, aproximar o público da arte em cerâmica e mostrar a força da economia criativa em Petrópolis. A feira já se consolidou como um espaço de intercâmbio, aprendizado e valorização da cerâmica”, destaca Isabel Themudo, também à frente da produção do evento.
Além da exposição e das vendas, o encontro promove oficinas e palestras, permitindo que iniciantes e curiosos deem seus primeiros passos no universo da cerâmica. “A cerâmica é uma arte muito democrática. Com prática, paciência e muita observação é possível que qualquer pessoa entre nesse universo e encontre sua linguagem própria, sua maneira de se expressar através do barro. Por isso, aos curiosos e interessados em iniciar na arte, uma dica importante é: procure um bom ateliê para iniciar a prática, um local onde você se identifique e se sinta bem, para assim absorver conhecimento. Um local que te dê o suporte necessário. Pratique, se instigue, busque sempre referências, pois não importa o tempo que se pratica a cerâmica, ela é um eterno aprendizado”, Camila Muniz, ceramista e criadora do ateliê Colina Cerâmicas.
Durante a programação da 6ª edição da Feira de Cerâmica de Petrópolis, será possível participar de atividades práticas e educativas que aproximam o público da arte em barro, tanto no sábado (18), quanto no domingo (19).
A cerâmica, além de expressão artística, tem impacto social e econômico: gera trabalho, promove inclusão e fortalece a identidade cultural. “É uma prática que envolve paciência, dedicação e experimentação. Cada peça é única porque carrega a marca do ceramista e a relação dele com a argila. Essa singularidade é o que torna a cerâmica tão fascinante”, completa Alice.
Com a tradição de séculos e um movimento crescente em Petrópolis, a cerâmica reafirma seu lugar não só como arte, mas como força viva da economia criativa e do desenvolvimento local.
Contemplada pelo Edital Novas Linhas, promovido pelo Instituto Municipal de Cultura – Prefeitura de Petrópolis, via POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA – PNAB, a Feira de Cerâmica de Petrópolis conta nesta edição com o apoio do Shopping Vilarejo e do Sebrae, além de apoios culturais de importantes parceiros do setor, como Arte Brasil (SP), Crivo – Ferramentas para cerâmica (RJ), Sergio Suportes (SP), Ateliê Vitão (SP) e Beijo da Terra – Moldes para Cerâmica Artesanal (RJ), Pascoal Massas Cerâmicas (SP), Villa Verde Flores – Paisagismo e Jardinagem (Petrópolis) e as Cervejarias: Guapa, Tortuga e Valley (Petrópolis).
Ceramistas & Ateliês participantes da 6ª Feira de Cerâmica de Petrópolis:
● Adriene Baldez – Ab_ceramicas (Rio de Janeiro)
● Alexandre Jorge (Petrópolis)
● Ana Rondon – Espaço Artéria (Petrópolis)
● Ana Valéria Cafezeiro (Petrópolis)
● Ateliê Canto da Terra (Petrópolis)
● Beth Brotherhood (Petrópolis)
● Camila Muniz – Colina Cerâmicas (Petrópolis)
● Cássia e Tereza – França Cerâmica (Rio de Janeiro)
● Celia Berliner (Rio de Janeiro)
● Cris Matos – Oficina Colmeia (Rio de Janeiro)
● Eliane Sciamarella (Petrópolis)
● Eliane Simas – Nane Cerâmica (Petrópolis)
● Elsie Coelho (Petrópolis)
● Flávia Lovatel – Apis Lovatel (Petrópolis)
● Guilherme Gomes (Rio de Janeiro)
● Hazel Hathaway (Petrópolis)
● Ilka Luz – Kika Cerâmica (Rio de Janeiro)
● Ivo Ferreira (Petrópolis)
● Izabel Ribeiro (Petrópolis)
● Januária Brandão – Batida de Barro (Niterói)
● Jean Ruffier (Petrópolis)
● Juliana Elael (Petrópolis)
● Juliana Puga – Risoflora Ateliê (Petrópolis)
● Lívia Müller Cerâmicas (Petrópolis)
● Luana Ruffolo – Ruffi Cerâmicas (Petrópolis)
● Luciana Cordeiro (Petrópolis)
● Lydia Sebastiany (Petrópolis)
● Maria Luiza Lacerda (Petrópolis)
● Mônica Basílio – Casa da Lulu (Petrópolis)
● Pekuá Espaço de Artes (Petrópolis)
● Quintal.arte (Rio de Janeiro)
● Rafaela Sartore – Essere Cerâmica (Petrópolis)
● Rogério Yamamoto (São Paulo)
● Rosane Teixeira (Petrópolis)
● Selma Galvão – Cerâmica de Bancada (Rio de Janeiro)
● Sergio Celane (Rio de Janeiro)
● Viktor Varis (Petrópolis)
Serviço: 6ª Feira de Cerâmica de Petrópolis
Data: dias 18 e 19 de outubro
Horários: Sábado de 10h às 19h
Domingo de 10h às 18h
Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria nº 10.035, Itaipava
Entrada franca