A Prefeitura apresentou, nesta segunda-feira (13/10), em Brasília, projetos e ações voltadas para políticas de Desenvolvimento Sustentável durante evento promovido pelo Sebrae, que reuniu representantes de diversos municípios e do Ministério das Cidades. O encontro teve como foco o desenvolvimento de estratégias sustentáveis e de preparação para a COP30, que será realizada em Belém (PA).
O prefeito Hingo Hammes destacou a importância da participação de Petrópolis em agendas que tratam do futuro climático e ambiental das cidades. “Estamos comprometidos em transformar Petrópolis em referência em sustentabilidade. Nossa prioridade é alinhar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental, buscando soluções inovadoras e parcerias que tornem o município mais preparado para enfrentar os desafios das mudanças climáticas”, afirmou o prefeito.
O município foi representado pelo secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, e pelo subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rodrigues. A equipe técnica apresentou propostas relacionadas à macrodrenagem e proteção de corpos hídricos nos distritos de Petrópolis, para fortalecer ações preventivas e reduzir riscos associados às mudanças climáticas. “Estamos buscando apoio financeiro para projetos que envolvem a integridade dos corpos hídricos e a preservação das faixas marginais de proteção. Essas ações também estão ligadas à prevenção de desastres e à mitigação de impactos ambientais”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara.
Entre as propostas apresentadas pela Prefeitura, está a criação de um fundo de incentivo para empresas locais que adotem práticas voltadas à neutralização de carbono, estimulando a participação do setor produtivo na agenda climática, como continuidade ao Roadmap Território Carbono Neutro, projeto que o município está participando em parceria com o Sebrae. “Queremos envolver empreendedores, comércios e indústrias em políticas de carbono neutro, estimulando a redução da emissão de poluentes e o desenvolvimento sustentável. Estamos discutindo, junto ao Sebrae, mecanismos de incentivo para que isso se torne uma realidade”, explicou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rodrigues
Para o prefeito Hingo Hammes, a agenda climática é essencial para proteger vidas, apoiar o comércio local e garantir o desenvolvimento econômico sustentável. “Petrópolis está avançando com responsabilidade e compromisso ambiental, porque cuidar do clima é também cuidar das pessoas e do futuro da nossa cidade”, afirmou o prefeito.