A Prefeitura realizou nesta sexta-feira (17/10) uma ação de zeladoria urbana na Estrada José Carneiro Dias, em Cascatinha. Esse trabalho oferece abordagens sociais a pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que promove limpeza, saúde e segurança nos espaços geralmente ocupados por essas pessoas.
“Nós temos como prioridade o cuidado de toda população de Petrópolis, e temos um olhar ainda mais especial para quem vive uma condição de vulnerabilidade social. Nesse trabalho, o foco principal é oferecer o acolhimento pela nossa rede de Assistência Social e, em seguida, cuidar dos espaços urbanos, com limpeza, higiene, segurança”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
As ações de zeladoria urbana segue o previsto na ADPF 976, analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que estados e municípios sigam as diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua. Entre as medidas, estão ações de fiscalização, manutenção e conservação de áreas urbanas, com respeito e dignidade às pessoas em situação de rua.
O trabalho realizado em Cascatinha foi coordenado pela Secretaria de Assistência Social e realizado com a Comdep e a Guarda Civil Municipal. Esse ação foi informada com antecedência durante abordagens sociais feitas no local nas últimas semanas e também no dia anterior. Durante a zeladoria urbana, apenas uma pessoa em situação de rua estava presente e aceitou o acolhimento oferecido. Ela foi encaminhada para abrigo no Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, e também para obter segunda via de documentos.
“As ações de zeladoria urbana serão feitas constantamente, sempre colocando as pessoas em situação de rua em primeiro lugar. Nesse trabalho em Cascatinha, conseguimos promover o acolhimento de uma pessoa e vamos continuar buscando sempre fazer esse atendimento, cuidando de cada pessoa no nosso município”, disse a secretária de Assistência Social, Adriana Kreischer.
Após a abordagem social, foi feito o trabalho de remoção do entulho e lixo que estava no local. Parte desse material ocupava a calçada, atrapalhando a passagem de pedestres no trecho. Mas a maior quantidade estava depositada em uma área na beira do rio. Entre os materiais havia roupas, sapatos, roupa de cama, diversas embalagens de alimentos e bebidas, papelão e até mesmo aparelhos eletrônicos e uma cama box.
“Participamos da ação para garantir a limpeza do espaço e prevenir impactos ao meio ambiente. Nossa equipe atuou para remover os resíduos acumulados, especialmente próximos ao rio, e retornaremos para concluir o serviço. É um trabalho essencial para proteger a cidade, sempre em parceria com a comunidade e outros órgãos”, afirmou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
A Guarda Civil também esteve presente. Uma varredura foi feita pelo Grupamento de Operações com Cães, mas não foram encontrados entorpecentes. Uma arma branca foi recolhida.