Com experiência de 11 anos na operação de radares meteorológicos, o Instituto Estadual do Ambiente- Inea , fará a capacitação técnica e treinamento da equipe da Defesa Civil de Petrópolis para a utilização do radar meteorológico (Banda-X). O anuncio foi feito pelo secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade e presidente do Comitê Permanente de Chuva do estado, Bernardo Rossi, ao lado da titular da Primeira Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis, promotora Zilda Januzzi e do prefeito Hingo Hammes. Secretário, promotora e prefeito estiveram nesta segunda-feira (20.10) nas torres do Morin – local onde o equipamento começou a ser instalado.
- O radar Banda-X oferece mais precisão de informações e permitirá que os gestores tenham possibilidade de tomar decisões mais acertadas. O Inea têm expertise na operação de radares e irá auxiliar o município oferecendo treinamento e a capacitação para operação deste novo equipamento. O apoio técnico será feito a partir de um termo de cooperação entre a prefeitura e o estado – anunciou o secretário Bernardo Rossi.
- Estamos muito satisfeitos com a chegada deste radar. Acreditamos que ele será uma ferramenta muito importante para fazer o monitoramento e desta forma iremos garantir uma cidade mais segura para as pessoas – assinala a representante do MPRJ, promotora Zilda Januzzi.
Conforme orientação técnica do Inea, o radar Banda X está sendo instalado na parte mais alta das torres do Morin. A expectativa é que o novo equipamento esteja funcionando para o próximo verão.
- Até o fim de outubro a gente termina a montagem do radar; em novembro teremos a capacitação com o apoio da equipe do estado e em dezembro já estaremos com o equipamento em operação – explica o prefeito Hingo Hammes.
Com capacidade de envios de alertas mais precisos de chuvas fortes e tempestades, o novo radar vem somar às ações de prevenção a eventos severos desenvolvidas pelo Governo Cláudio Castro.
- Estou certo de que a chegada deste equipamento, aliada a todo trabalho que começamos a fazer em parceria com a ONU Habitat para treinamento da população, será um divisor de águas em Petrópolis. São iniciativas complementares que irão proteger as pessoas e salvar muitas vidas, pontua Bernardo, assinalando que o programa Serrana Resiliente está capacitando moradores de 13 comunidades em áreas vulneráveis de Petrópolis.
Em reunião com o Ministério Público Estadual – MPRJ, em agosto do ano passado, o secretário do Ambiente Bernardo Rossi e o presidente do Inea Renato Jordão já haviam disponibilizado os técnicos para apoiar o município. Na ocasião ficou acertado que o equipamento – adquirido pelo banco Bradesco em uma ação movida desde 2010 pela Primeira Promotoria de Tutela Coletiva – seria instalado em Petrópolis, sob orientações técnicas do Inea.
O radar Banda X é um instrumento importante, ao lado de outras iniciativas que estão em andamento e serão implementadas pelo Estado, como o Sistema Alerta RJ, que fará o monitoramento das condições de solo. Bernardo Rossi frisa que prevenção, planejamento e organização para resposta as chuvas são prioridades para o governador Cláudio Castro.
Acompanharam a vistoria, o diretor de Segurança Hídrica e qualidade ambiental do Inea, Cauê Bielschowsky, a gerente de Hidrometeorologia do Inea Cinthia Avellar, e o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente coronel Guilherme Morares.
Foto: divulgação