Brasil concluiu neste domingo (19) a participação no Mundial de Paraciclismo de Pista, realizado no Velódromo do Rio de Janeiro, com mais duas medalhas de prata conquistadas por Sabrina Custódia (C2) e Victoria Barbosa (C1). Ambas são integrantes da categoria Pódio, a elite do programa Bolsa Atleta.
As ciclistas dividiram pista na prova de eliminação das classes C1 e C2, e Victoria foi eliminada na primeira volta válida, enquanto Sabrina acabou superada no giro final. No sábado (18), o país-sede somou dois pódios com Vic e Sabrina, acumulando nove ao todo ao fim dos quatro dias de ações na capital fluminense.
Sabrina Custódia, campeã e recordista mundial no primeiro dia de disputas, na última quinta (16), voltou ao pódio para conquistar a quarta medalha no torneio. A brasileira foi a segunda melhor na prova de eliminação C1-C2 por diferença mínima e retornou ao pódio no velódromo carioca.
Victoria Barbosa já entrou na pista com pódio confirmado, pois apenas a brasileira e a australiana Tahlia Clayton-Goodie estão inscritas na classe C1, só faltando conhecer a cor da medalha. Victoria foi a primeira eliminada na prova e, portanto, somou a quarta prata no Mundial.
Estreando em mundiais de ciclismo, a multiatleta Jerusa Geber, conhecida por ser uma das maiores campeãs no atletismo paralímpico, voltou as pistas neste domingo para competir na prova de sprint da classe B, voltada a deficientes visuais.
Jerusa e a piloto Carolina Barbosa iniciaram o dia com o sétimo melhor tempo e avançaram para a disputa do 7º ao 8º lugar. Na sessão verspertina, Geber e Carolina confirmaram o sétimo lugar geral com vitória sobre dupla malaia.
Nas demais provas do dia, Lauro Chaman, medalhista na sexta-feira (18), encerrou o scratch C5 de 10 km na oitava colocação e Ricardo Alafim foi 12º. Victor Luise concluiu a disputa eliminatória da classe C2 no sétimo lugar, enquanto Roberto Franco foi décimo. No sprint feminino da categoria C3, Amanda Antunes foi caiu na semifinal e não brigou por medalhas.
O Brasil ainda competiu em duas modalidades, no scratch C3 masculino Eduardo Carvalho foi quinto e último colocado. Na disputa de eliminação da classe C4 os brasileiros fecharam a prova em sequência, Theo Ribeiro foi o nono, Elielson Rodrigues concluiu a prova em décimo e Dirceu Almeida ficou em 11º.
A equipe brasileira encerrou o dia com a disputa da medalha de bronze do sprint de 750m misto C1-C5 com Lauro Chaman, Sabrina Custódia e Ricardo Alafim Freitas. O Brasil foi superado pela Espanha por 1.9s e ficou na quarta colocação.
Foto: Luis Claudio Antunes/CBC