A médica e designer de jóias de cerâmica Rosane Banger, de Petrópolis, será reconhecida no Troféu Destaque 2025, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no histórico Castelo de Ferrières, em Ferrières-en-Brie, França. Produzidas a partir de sua rotina médica, as peças traduzem memória, brasilidade e sensibilidade, mostrando como o cotidiano pode se transformar em arte.
Em setembro, Rosane apresentou suas joias no evento internacional “Ecos da Brasilidade”, no Hotel Regina, em Paris. A coleção exclusiva revelou como o cuidado médico, a precisão e a observação diária podem se transformar em formas, texturas e cores únicas. “O que começou como um alívio pessoal nos meus raros momentos de descanso se transformou em um caminho de expressão e conexão com o mundo”, conta Rosane.
“Uma maca virou bancada, e até mesmo seringas se transformaram em suporte para montar as peças. É a ciência e o cuidado transformados em poesia, em emoção que se veste”, completa.
A participação no Troféu Destaque 2025 marca um novo capítulo na trajetória de Rosane, que já circulou por vitrines no Brasil e eventos como o Festival Casa Moda, em São Paulo. Ao longo de 2025, a Roban seguirá com exposições em cidades como Barcelona, Bruxelas, Amsterdã, Berlim e Viena, dentro do projeto Arte 100 para Todos, da Art 100 Concept, que promove a circulação internacional da arte brasileira.
Para Rosane, criar jóias é um diálogo entre técnica e sensibilidade. “Cada peça nasce do mesmo lugar que meus pacientes: exige cuidado, atenção e afeto. Mas também liberdade, imaginação e poesia”, afirma. Suas obras conectam pessoas e culturas, traduzindo a brasilidade de forma singular e inspiradora, e provando que a arte pode emergir do cotidiano mais técnico e minucioso, transformando memória e experiência em beleza tangível.