Após perícia realizada na manhã desta segunda-feira (20), na área onde estão instalados os brinquedos do Crazy Park LTDA, no Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava, interditada desde o acidente que resultou na morte de João Vitor, de 19 anos, em maio deste ano, uma decisão da 4ª Vara Cível de Petrópolis, proferida pelo juiz Jorge Luiz Martins, liberou o desmonte da estrutura.
Na audiência, representantes do corpo jurídico do Crazy Park informaram que o processo para retirada dos equipamentos iria ser iniciado ainda na segunda-feira (20), assim que a Prefeitura fosse informada da decisão. Segundo o advogado Giuliano Ruben Vettori, dentro de 48 horas a área estará liberada.
A decisão levou em consideração o parecer dos peritos Márcia da Rocha Ramos, Gustavo Signorelli e Eli Gomes dos Santos, que estiveram no local junto ao Grupo de Apoio Técnico Especializado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GATE/MPRJ), representado pelo engenheiro elétrico Ediwan Sousa e o engenheiro mecânico Sérgio Pedro Lopes. Os especialistas entenderam que não há necessidade de novas visitas ao espaço, enfatizando que o tempo de exposição dos equipamentos não prejudicou o levantamento de dados para a elaboração do laudo pericial, deixando claro que não há necessidade de manter os equipamentos do Crazy Park nas extensões do Parque Municipal.
Com a resolução, a empresa Vibra Produção e Eventos LTDA, responsável pelo festival de música “Rock The Mountain” (RTM), que será realizado no mesmo local, poderá utilizar o espaço normalmente.
Perícia elétrica
Em relação à parte elétrica, a perita Márcia da Rocha Ramos, engenheira elétrica, informou que foi possível coletar todo o material para a elaboração do laudo e afirmou que, em sua visão, não há necessidade de nova visita ao local do acidente, complementando que a exposição ao tempo não prejudicou a perícia no que tange à área apreciada.
O engenheiro eletricista do GATE acompanhou a vistoria e destacou que a retirada dos equipamentos não influenciará nos resultados da perícia. “A atuação do GATE consiste em acompanhar peritos, certificando-se de que nenhum detalhe técnico passe despercebido, a fim de que seja possível a formação de opinião técnica a respeito do objeto da perícia. Então, quanto à desmobilização dos equipamentos, a mesma não influenciará nos resultados da perícia, uma vez que a diligência pericial de hoje já coletou as informações”, disse Ediwan Sousa, ressaltando que esse ponto é do ponto de vista do setor.
Perícia mecânica
Do ponto de vista mecânico, o engenheiro Gustavo Signorelli sinalizou que, do ponto de vista técnico, não há necessidade de diligência complementar no local para fins de levantamento de elementos. No entanto, ressaltou que precisará de documentos que já foram pedidos à empresa do Crazy Park. “Para a formação do convencimento técnico deste profissional, ainda se fazem necessários alguns elementos. Todavia, não há necessidade de repetir uma nova inspeção no local”, pontuou.
Gustavo também analisou que a exposição ao tempo, no que se refere à integridade dos brinquedos, não comprometeu a realização da vistoria.
Para Sérgio Pedro Lopes, engenheiro mecânico do GATE, os dados já foram coletados. Ele informou que, após esse primeiro passo, o corpo técnico do MPRJ vai analisar o laudo enviado pelos respectivos peritos e proceder com as análises do grupo.
O perito Eli Gomes dos Santos, que atua há cerca de 40 anos em parques de diversões, enfatizou que não é preciso manter os brinquedos na área, ressaltando que as deteriorações ocorridas pelo tempo de exposição não prejudicaram o levantamento pericial.
RTM
Como de costume, a 12ª edição do RTM vai utilizar toda a planta do parque, incluindo os 5.000 m² que estavam isolados, onde serão montadas a ilha de banheiros principais e o palco Coreto, direcionado aos artistas petropolitanos. Entre outras instalações estão as mostras artísticas, geradores e uma das áreas específicas para pessoas com deficiência (PCDs).
O festival já vendeu quase 44 mil ingressos e conta com atrações musicais nacionais e internacionais. O evento acontece em dois finais de semana, no Parque Municipal Paulo Rattes, com início na sexta-feira, 31 de outubro.