Sob os aplausos do público, o Desafio, que pode ser acompanhado ao vivo exaltou o talento e a força da gastronomia petropolitana
Entre o som das panelas, o perfume dos ingredientes e a tensão marcada pelo relógio, a final do Desafio dos Chefs 2025 foi um espetáculo à parte no Estação Locanda, em Itaipava. Realizado no sábado (18), o concurso reuniu público, emoção e técnica em uma das disputas mais acirradas dos últimos anos. Apoiado pelo Senac RJ, o desafio é uma das atrações mais aguardadas do Petrópolis Gourmet, festival realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB) que abriu na sexta (17) e segue até 02 de novembro em 38 estabelecimentos participantes.
Em 90 minutos, os quatro finalistas tiveram a missão de criar um prato autoral com filé mignon, alcachofra, batata baroa, maracujá, beterraba, funcho e bacon — ingredientes revelados apenas no momento da prova. A chef Léa Lischt, do Locanda Bela Vista, conquistou o primeiro lugar e levou o Prêmio Bruno Leal, que homenageia o chef petropolitano vencedor da edição anterior. Como prêmio, ela ganhou uma viagem a Gramado, com quatro diárias e passagens aéreas para duas pessoas.
Léa destacou que abriu mão do maracajá na confecção do prato dentro da regra de poder abolir um dos ingredientes propostos no desafio. O prato autoral foi aprovado pelo júri pelo ajuste de temperos, ponto e criatividade. Em três anos de realização do Desafio é a segunda vez que uma mulher leva o prêmio. “Estou muito feliz é um momento especial”, afirmou a campeã.
O segundo colocado, Laerte Dias (Adega Santarém), foi premiado com um fim de semana em Búzios, e o terceiro lugar ficou com Antônio Barcelos (Divino & Cucina), em uma disputa que também contou com Felipe Moisés (Locanda Centro Histórico), amos recebendo cestas com produtos especiais. “O que vimos foi a força e a maturidade da gastronomia petropolitana — chefs apaixonados, trocando experiências e transformando técnica em emoção”, destacou Múcio Maffaciolli, diretor de Gastronomia do PCVB.
O júri técnico foi formado por nomes de destaque: Daniel Lameirão, do Boteco Só Simpatia; Gabriel Frazão, chef e comunicador petropolitano; e Douglas Franco, do Bonaccia (Casa Marambaia). Todos destacaram a dificuldade de escolher o melhor entre os melhores diante do talento dos concorrentes. Para Fabiano Barros, presidente do PCVB, a competição representa mais do que um prêmio: “O Desafio dos Chefs é uma celebração do talento local. Cada participante leva a marca da cidade e reforça Petrópolis como um destino gastronômico que emociona e surpreende.”
Com o tema “Gastronomia em Cena”, o Petrópolis Gourmet 2025 celebra 25 anos de história unindo cultura, turismo e boa mesa. Reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos cinco principais festivais gastronômicos do país, o evento segue até 02 de novembro transformando Petrópolis em um grande set de filmagem, onde cada prato é uma cena e cada restaurante, um convite a saborear a cidade.
Foto Divulgação