Empresários e moradores de Petrópolis que aderirem ao programa 190 Integrado, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, vão contar com uma nova tecnologia de ponta no combate à criminalidade: o reconhecimento facial e de placas de veículos.
A ferramenta foi apresentada na manhã desta quarta-feira (23) durante uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis, que contou com a presença de representantes da PM, Polícia Civil, Secretaria de Segurança, Guarda Municipal e do Conselho Comunitário de Segurança. O encontro teve como objetivo mobilizar o setor empresarial a disponibilizar imagens de suas câmeras particulares ao sistema da Polícia Militar, de forma gratuita.
“Petrópolis é a cidade mais segura do Estado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes e queremos manter esse título. Entendemos que é uma missão que envolve também o cidadão”, afirmou Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, que organizou o encontro.
O comandante do 26º Batalhão da PM, tenente-coronel Leandro Rasteiro, destacou que o programa — oferecido gratuitamente aos cidadãos — já se mostra uma ferramenta essencial no apoio às ações policiais e, agora, ganha ainda mais eficiência com a chegada do reconhecimento facial e da leitura automática de placas.
“A tecnologia é um caminho sem volta. Quanto mais ampliarmos essa rede de colaboração, mais segura estará a cidade”, completou o oficial.
Apresentação
A apresentação técnica do sistema foi feita pelos oficiais tenente-coronel Leandro Rasteiro (26º BPM) e tenente Herbert (38º BPM, Três Rios). Também participaram da reunião Guilherme Lacombe (Conselho Comunitário de Segurança), delegado Marlon de Jesus (105ª DP), inspetor Lucas Ribeiro (106ª DP) e Marcelo Ramos, secretário de Segurança, Serviços e Ordem Pública.
Câmeras particulares conectadas diretamente à PM
O Programa 190 Integrado permite a colaboração direta entre cidadãos, empresas e as forças de segurança, conectando câmeras particulares ao sistema da Polícia Militar.
Com o uso de inteligência artificial, o sistema faz o reconhecimento facial e a leitura de placas de veículos em tempo real, gerando alertas automáticos e auxiliando na identificação de suspeitos e na recuperação de veículos roubados.
A adesão é voluntária e gratuita. Para participar, é necessário que os equipamentos atendam a requisitos técnicos, como boa conexão com a internet, gravação mínima de 30 dias e resolução adequada. O cadastro é feito pelo site da Secretaria de Estado de Polícia Militar: sepm.rj.gov.br/190-integrado.
Após a aprovação, é firmado um termo de cooperação que permite a integração das câmeras ao sistema do 190.
“Estamos diante de uma oportunidade real de fortalecer a segurança na cidade de forma colaborativa. Quanto mais câmeras integradas, maior será a capacidade de resposta e prevenção”, destacou Cláudio Mohammad.
A CDL pretende ampliar a divulgação da iniciativa entre os empresários.
“O comércio tem papel fundamental nesse esforço conjunto. Segurança é essencial para o desenvolvimento econômico e para a tranquilidade de quem vive e trabalha em Petrópolis”, completou Mohammad.
Muralha de Ouro
Em Três Rios, cidade de origem do tenente-coronel Rasteiro e sede do 38º Batalhão da PM, o sistema já foi expandido para outras quatro cidades: Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul e Sapucaia. Juntas, elas formam a chamada “Muralha de Ouro”, uma rede digital de monitoramento com câmeras públicas e privadas integradas em tempo real com a PM.
A tecnologia permite identificação facial de foragidos, leitura e cruzamento de placas, alertas imediatos às autoridades e rastreamento de rotas de fuga.
Com a “muralha”, em menos de um mês, quatro foragidos da Justiça foram capturados.
A meta agora é que Petrópolis também integre esse cinturão digital de segurança.
“Quanto mais cidades aderirem, melhor. Com Petrópolis e outros municípios da Serra, ampliamos essa muralha tecnológica e afastamos a criminalidade”, afirmou Rasteiro.