O Comitê Conjunto foi copresidido pelo Sr. Kawamura Hiroshi, Embaixador para Cooperação Científica e Tecnológica do Japão, e por Sua Excelência o Sr. Octávio Côrtes, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Federativa do Brasil no Japão. Também participou da copresidência a Sra. Vânia Gomes da Silva, Coordenadora-Geral de Cooperação Bilateral do MCTI, além de representantes de ministérios, agências e empresas relevantes de ambos os países, de forma presencial e online.
A realização do Comitê cumpriu um dos compromissos previstos no “Plano de Ação da Parceria Estratégica e Global Japão-Brasil (2025–2030)”, anunciado pelos líderes, em março deste ano.
Durante o encontro, as delegações trocaram experiências e informações sobre o desenvolvimento recente das políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação e reforçaram a colaboração entre agências de fomento e instituições de pesquisa. Foram promovidas discussões sobre novas direções da cooperação bilateral, incluindo temas como desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas, inteligência artificial aplicada à solução de problemas sociais, digitalização e saúde.
Essas discussões integram o escopo da Iniciativa de Parceria Verde Japão-Brasil (Green Partnership Initiative – GPI), que visa fortalecer a cooperação científica e tecnológica entre os dois países em prol de um desenvolvimento ambientalmente responsável e socialmente inclusivo.
O Acordo de Cooperação em Ciência e Tecnologia entre Japão e Brasil foi firmado em maio de 1984 e prevê, em seu Artigo 3º, o estabelecimento de um Comitê Conjunto como instância intergovernamental responsável por promover e acompanhar as ações decorrentes da parceria. O Comitê é realizado alternadamente entre os dois países; a 5ª reunião ocorreu de forma virtual em setembro de 2022.
Foto Divulgação