O setor supermercadista historicamente está entre os mais denunciados aos órgãos de defesa do consumidor. Nesta semana, 15 estabelecimentos foram fiscalizados por agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon Estadual (Procon-RJ) nas zonas Norte, Sul e Sudoeste da capital, além dos municípios de Niterói e Nova Iguaçu.
Durante as inspeções, foram apreendidos mais de 70 quilos de alimentos impróprios para consumo, como carnes, frios, pães e outros produtos, que foram descartados na presença dos agentes.
Outras irregularidades também foram identificadas, entre elas chão rugoso, ralos inadequados e lixeiras sem pedal, além da ausência dos cartazes obrigatórios, como o de disponibilidade do livro de reclamações, o número do Procon 151 e o aviso de proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.
– O setor supermercadista está entre os mais reclamados nos órgãos de defesa do consumidor, o que eleva a preocupação com a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A Secretaria e a Autarquia, neste período que antecede as festividades de fim de ano, estão dedicadas a fiscalizações estratégicas para garantir segurança e qualidade no abastecimento varejista de alimentos -, afirma Gutemberg Fonseca, secretário de Estado de Defesa do Consumidor.
A Secretaria e o Procon-RJ reforçam que o consumidor pode registrar denúncias sobre irregularidades em supermercados pelos canais oficiais de atendimento: Fala Consumidor da Sedcon – (21) 99336-4848, Disque 151 do Procon-RJ, ou pelo site www.procononline.rj.gov.br.
As fiscalizações seguirão de forma contínua até o fim do ano, priorizando as redes e lojas com maior número de denúncias, contribuindo para um mercado mais seguro, ético e equilibrado para todos os consumidores do Estado do Rio de Janeiro.