A 15ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis ganha, na próxima segunda-feira (3), uma contribuição especial da Estácio Campus Petrópolis. A instituição, parceira da Mostra, realiza a oficina “Sobre um cinema possível ou quando o audiovisual se faz arte e política do nosso tempo”, ministrada pelo cineasta Wendel Fernandes, das 10h às 12h, na própria unidade.
Formado pelo Colégio Estadual Dom Pedro II — uma das instituições realizadoras da Mostra —, Wendel hoje coordena o Núcleo de Comunicação do campus, que une os cursos de Jornalismo e Publicidade. O Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo (EMI-AV) do Colégio, um dos braços realizadores da Mostra, é o único curso público do Brasil que une formação técnica e ensino médio voltado integralmente ao audiovisual — um modelo pioneiro que transforma jovens em criadores e pensadores do cinema.
Na oficina, Wendel vai compartilhar experiências de sua trajetória profissional, passando por trabalhos jornalísticos, transmissões ao vivo, eventos culturais, produções cinematográficas e experiências internacionais na Itália.
“A ideia é mostrar como o audiovisual atravessa e transforma nossas narrativas, sejam elas jornalísticas, publicitárias ou artísticas. É também um convite à reflexão sobre o poder que temos de contar histórias que nos representem”, destaca Wendel Fernandes. Durante o encontro, o cineasta pretende envolver os participantes em uma conversa leve e provocadora sobre os bastidores da criação e da comunicação, permeada por casos curiosos e lições que marcaram sua carreira.
A oficina também marca uma importante frente de atuação da Liga de Comunicação da Estácio Petrópolis, criada em setembro deste ano. O grupo, formado por alunos voluntários, professores e pela coordenadora dos cursos, Estela Siqueira, à frente da comunicação e as redes sociais da Mostra como seu primeiro grande projeto.
“É uma experiência transformadora para os estudantes, que estão vivenciando na prática o trabalho em assessoria de imprensa, produção de conteúdo e cobertura jornalística de um evento de grande relevância cultural, além de ser uma reverência ao curso EMI-AV pela sua história e objetivos”, afirma Estela Siqueira.
A identidade visual e a logomarca da Mostra também nasceram dentro da Estácio — criação da professora de Publicidade Natália Gabrich, que acompanhou o processo de concepção e adaptação do projeto junto ao Colégio Estadual Dom Pedro II. “Desenvolver essa identidade foi entender o espírito da Mostra: o olhar do estudante, o encantamento do cinema e a ideia de movimento. É um projeto coletivo que nos orgulha muito”, comenta Natália Gabrich.
Até o encerramento da programação, a Liga de Comunicação terá produzido mais de 15 releases enviados à imprensa, além de dezenas de inserções nas redes sociais do curso EMI-AV e da mostra, consolidando a parceria entre as instituições e reforçando a importância do diálogo entre educação, cultura e audiovisual.