População pode apresentar sugestões de delimitação de cada localidade pelo site da Prefeitura
Termina neste domingo (02/11) a consulta pública sobre a proposta de formalização dos bairros de Petrópolis. A população pode apresentar sugestões a respeito da delimitação de cada localidade pelo site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br).
“Esse trabalho será muito importante para que a gente tenha ferramentas ainda melhores para planejar políticas públicas na nossa cidade. Por isso, a participação população tem um valor enorme nesse processo, porque é por meio do conhecimento que cada morador tem sobre os bairros da nossa cidade que nós chegaremos à proposta mais adequada”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
O processo de formalização dos bairros se arrasta há mais de uma década. Só neste ano, a elaboração de um estudo técnico avançou e uma proposta inicial de criação de bairros em 44 localidades foi apresentada e aprovada pelo CRPD. Essa proposta leva em consideração informações usadas para o Censo de 2022.
As 44 localidades mapeadas são: Alto da Serra, Araras, Bingen, Bonfim, Brejal, Carangola, Cascatinha, Castelânea, Caxambu, Centro, Coronel Veiga, Corrêas, Córrego Grande, Duarte da Silveira, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Floresta, Independência, Ingelheim, Itaipava, Itamarati, Manga Larga, Meio da Serra, Morin, Mosela, Nogueira, Pedro do Rio, Provisória, Quarteirão Brasileiro, Quissamã, Quitandinha, Retiro, Ribeirão Grande, Rio Bonito, Roseiral, Samambaia, Santa Rosa, São Sebastião, Secretário, Siméria, Taquaril, Vale das Videiras, Vale do Cuiabá e Valparaíso.
Depois da aprovação dessa proposta pelo CRPD, foi aberta uma consulta pública pelo site da Prefeitura, que permite que qualquer pessoa consulte os mapas e apresente sugestões. Ainda dentro da consulta, houve cinco audiências públicas para debater a delimitação de bairros de cada um dos cinco distritos da cidade (Posse, Pedro do Rio, Itaipava, Cascatinha e Petrópolis).
“Todas as colaborações feitas durante a consulta pública são importantes e serão analisadas com todo cuidado e critério técnico, como foi todo esse processo. A contribuição dos moradores vai ter um peso grande, porque eles conhecem melhor cada localidade. Estamos felizes com essa ampla participação popular e convidamos a todos para aproveitar essa reta final e também apresentar as suas sugestões”, afirmou o secretário de Planejamento e coordenador do Conselho de Revisão do Plano Diretor (CRPD), Fred Procópio.
Após o fim do prazo da consulta pública, o CRPD vai avaliar cada ideia para fechar a proposta final que, em seguida, será enviada para análise da Câmara Municipal.
Foto Arquivo