Um número cada vez maior vem preocupando a gestão da Secretaria de Saúde de Petrópolis: 93.981 pessoas faltaram às consultas e exames marcados na rede pública do município nos últimos dez meses. O número de faltas representa aproximadamente 40% do total de marcações feitas de janeiro a outubro deste ano.
“Quando um paciente falta, tira a oportunidade de outro que aguarda pelo atendimento. É importante ficar atento aos avisos da Secretaria de Saúde e manter o cadastro atualizado para garantir o atendimento”, disse o prefeito Hingo Hammes.
No site da Secretaria de Saúde a população pode acompanhar o andamento do seu pedido pela internet. O processo é simples: basta acessar o site da Secretaria de Saúde (https://smspetropolis.net.br) pelo celular ou computador, clicar em “Minha solicitação”, em seguida “consultar solicitação” e digitar o número impresso no protocolo do agendamento.
“Estamos empenhados em agilizar os atendimentos, mas precisamos da colaboração da população, acompanhando com a gente seus pedidos. É preocupante este número alto de faltas”, esclarece o secretário de Saúde, Luís Cruzick.
No sistema da Secretaria de Saúde, o paciente pode visualizar o procedimento, a data, a hora e o local do agendamento. Caso ainda não tenha sido agendado, o sistema informa “aguardando agendamento”. Se o pedido estiver cancelado ou desagendado, o paciente recebe uma mensagem recomendando procurar a unidade de saúde onde deu entrada, para regularizar a situação. Se a consulta ou o exame estiver agendado, o paciente vai ainda receber um aviso por mensagem no celular cadastrado via WhatsApp.