MAP exibe produções do audiovisual do Colégio Estadual Dom Pedro II, único em seu formato no país
Histórias inspiradas em músicas, livros e experiências cotidianas ganham vida nas telas da 15ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis (MAP), com os filmes produzidos pelos alunos do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo (EMI-AV) do Colégio Estadual Dom Pedro II. As produções, que serão até o dia 06 de novembro, no Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha, revelam o olhar sensível e autoral dos jovens realizadores, que transformam referências literárias, canções e vivências em obras repletas de criatividade e reflexão. A 15ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis acontece de 3 a 8 de novembro, ocupando diferentes espaços da cidade além do Sesc Quitandinha como o Teatro Imperial, o Centro de Cultura Raul de Leoni e o Cine Bauhaus.
A programação reúne curtas das três séries do curso, em uma mostra que reflete tanto o amadurecimento técnico quanto a liberdade artística dos estudantes.
“As produções deste ano são o resultado de um trabalho coletivo que alia sensibilidade e técnica. Cada grupo de alunos mergulhou nas referências escolhidas para reinterpretá-las sob o olhar da juventude contemporânea”, destaca Elaine Mayworm, professora do núcleo técnico do EMI-AV e coordenadora de produção da Mostra.
Nesta terça (04), os alunos da 2ª série apresentaram curtas inspirados em obras literárias, com adaptações que dialogam entre o clássico e o contemporâneo. Entre os destaques, Até que a Morte nos Separe, baseado em A Derrota do Autor, de Marques Rebelo; Lisa, inspirado em Melhores Contos, de Fausto Wolff; O Encontro, livremente adaptado de As Mentiras que os Homens Contam, de Luis Fernando Verissimo; O Segredo das Cartas, de Velhas Cartas, de Rubem Braga; e Matintas, que parte de A Procissão, de Rosa Amanda Strausz.
Os curtas das 1ª séries, exibidos nesta quarta (05), exploram a força das referências musicais — de Jorge Ben Jor a Jão, Claudinho e Buchecha, César MC e Legião Urbana — com narrativas que abordam temas como amor, identidade e tempo. Estão entre os títulos Dois Mundos, inspirado em “Amante Amado”; Descobertas, que parte de “Meninos e Meninas”; Além do Limite, baseado em “Nosso Sonho”; Perdido, inspirado em “Tempo Perdido”; e Canção Infantil, de César MC, que fecha o grupo com um olhar poético sobre infância e sociedade.
Encerrando o ciclo, no dia 6 de novembro, os alunos do 3º ano apresentam documentários com tema livre, em produções que registram realidades e questionamentos de sua geração. Querida Ana… trata de afetos e ancestralidade feminina; Cinesencialismo investiga a relação das pessoas com o cinema; Borboletas discute o tempo e as transformações pessoais; Cinema: Guerra entre Telas propõe uma reflexão sobre o impacto das redes sociais na sétima arte; e Vozes do Invisível dá espaço a histórias e personagens que costumam ser silenciados.
Segundo Regina Bortolini, da assessoria educacional do projeto, o resultado é uma amostra da potência educativa e artística do audiovisual dentro da escola pública. “Cada curta é um exercício de imaginação, técnica e escuta. É nesse processo que o aluno se descobre autor, aprende a olhar o outro e a compreender o poder do cinema como linguagem e como transformação”, afirma.
As exibições integram a programação oficial da Mostra Audiovisual de Petrópolis, reafirmando o compromisso da MAP em valorizar a formação e dar visibilidade à produção estudantil.
A programação completa da MAP pode ser acompanhada no Instagram do evento em @mostrapetropolis
A Mostra é uma realização do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual Dom Pedro II, Reprodutora, Biruta, Ginja Filmes, Engenhoca Filmes e Tramas & Sonhos. Tem a parceria cultural do Sesc, do Teatro Imperial, do Cinemaxx Bauhaus, e apoio da Estácio Petrópolis, Sebrae, Pousada Magister, Bordeuax, Majórica, Pellegrini e Prefeitura de Petrópolis.
🎬 Programação – Filmes do EMI-AV
📍 Café Concerto – Centro Cultural Sesc Quitandinha
🗓️ Quarta, 5 de novembro – 16h30 | 1ª Série EMI-AV (inspirados em músicas)
- Canção Infantil – César MC (“Canção Infantil”)
- Dois Mundos – Jorge Ben Jor (“Amante Amado”)
- Além do Limite – Claudinho & Buchecha (“Nosso Sonho”)
- Descobertas – Jão (“Meninos e Meninas”)
- Perdido – Legião Urbana (“Tempo Perdido”)
🗓️ Quinta, 6 de novembro – 15h30 | 3ª Série EMI-AV (documentários – tema livre)
- Querida Ana…
- Cinesencialismo
- Borboletas
- Cinema: Guerra entre Telas
- Vozes do Invisível