Policiais civis da 106ª DP (Itaipava) prenderam três homens e recuperaram 19 celulares produtos de crimes, nesta sexta-feira (08/11). A ação aconteceu no evento Rock The Mountain, em Itaipava, e contou com apoio de equipes de segurança do festival.
Após denúncias de diversos roubos no evento, agentes realizaram trabalhos de inteligência no local e, durante as diligências, flagraram um homem em atitude suspeita. Na abordagem, os policiais constataram a presença de 18 celulares produtos de crimes em posse do homem. Ele foi autuado em flagrante por furto.
Em continuidade ao trabalho tático, agentes receberam outro relato, dessa vez de um colaborador do evento. A vítima denunciou que teve o celular furtado ao deixar o aparelho carregando em uma mesa, próxima à entrada do evento.
Ao analisarem as câmeras de segurança, as equipes descobriram que dois homens entraram clandestinamente no evento e subtraíram o aparelho. Em ação rápida, eles foram localizados ainda no festival e autuados em flagrante pelo mesmo crime.
Os aparelhos celulares recuperados passarão por perícia e, posteriormente, serão restituídos aos seus verdadeiros proprietários. As investigações continuam para identificar possíveis outras vítimas e eventuais comparsas envolvidos no esquema criminoso.
A ação faz parte da “Operação Rastreio”, maior iniciativa do estado do Rio de Janeiro para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de celulares. As ações contínuas já resultaram em quase 10 mil celulares recuperados, sendo mais de 2.800 aparelhos devolvidos para os legítimos donos. Até o momento, são mais de 690 criminosos presos, entre roubadores, furtadores e receptadores.