Petrópolis foi considera a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro segundo o Anuário 2025 da plataforma Myside. A pesquisa tem como base o número de assassinatos em cada município brasileiro. O Rio de Janeiro ficou em 15º lugar entre os estados mais seguros.
Pelo terceiro ano consecutivo, Petrópolis ficou em 1º lugar do ranking de cidades mais seguras do Estado do Rio, com uma taxa de 9,3 casos a cada 100 mil habitantes. Nesta edição, outros dois municípios da Região Serrana estão entre os 10 mais seguros do Estado, Nova Friburgo e Teresópolis, que ocupam respectivamente o 4º e 7º lugares na colocação. Em Friburgo, foram registrados a média de 14,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes e em Teresópolis, o índice foi de 16,1 a cada 100 mil habitantes.
Rio inseguro?
O Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil utiliza exclusivamente a taxa de homicídios por 100 mil habitantes como indicador com base nos dados oficiais do Sistema de Informação sobre Mortalidade, o SIM, do Ministério da Saúde, além de dados populacionais do IBGE. A pesquisa divulgada pelo Myside tem como ano base 2024 e este é o terceiro anuário lançado pelo grupo.
Método de análise
De acordo com o anuário, o SIM é um sistema nacional contínuo de registro de óbitos, em operação desde 1979, no qual cada morte é classificada segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas informações são produzidas por médicos e cartórios de registro civil e consolidadas pelas Secretarias de Saúde, o que permite a construção de uma base padronizada e comparável para todo o país.
Ranking 10 cidades mais seguras do RJ
1º Petrópolis
2º Nilópolis
3º Mesquita
4º Nova Friburgo
5º Macaé
6º São Gonçalo
7º Teresópolis
8º Rio das Ostras
9º Niterói
10º Magé