A escrita é capaz de despertar o pensamento crítico e a sensibilidade perante a vida. O escritor é a pessoa que utiliza as palavras para comunicar e expressar ideias de determinadas histórias, tanto fictícias, que ganham vida na produção, quanto verdadeiras, baseadas em fatos reais. Nesse espírito, autores brasileiros, incluindo a professora, jornalista e escritora petropolitana Sandra Brito, lançaram a coletânea “Cantos do Brasil”, com textos inéditos sobre a diversidade e a pluralidade sociocultural do Brasil, durante a Semana Cultural Brasil-Romênia. Além da publicação, Sandra foi premiada com o troféu “Personalidade do Ano” durante a Feira Mundial do Livro de Frankfurt, onde também lançou uma coletânea bilíngue sobre a “Fauna Brasileira”, no estande da Câmara Brasileira.
O evento, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro, foi promovido pela Delegação Internacional das Academias de Letras e Artes e pela Embaixada Brasileira. Nele, foram reunidos escritores, artistas e intelectuais dos dois países em uma série de atividades voltadas à literatura e às artes em geral. O início da semana cultural foi marcado por um jantar de abertura que contou com a presença do embaixador do Brasil na Romênia, Ricardo Guerra.
Coletânea
No evento, onde foi possível divulgar a cultura e a diversidade de ambos os territórios, os autores brasileiros, com o intuito de valorizar o que se tem no cenário nacional, lançaram a coletânea “Cantos do Brasil”, com textos inéditos sobre a diversidade e a pluralidade sociocultural do país. O objetivo da obra partiu do desejo de explorar as diferentes camadas da sociedade contemporânea brasileira.
Posse na Academia
Além de integrar outros escritores na produção da coletânea, Sandra Brito, conhecida por obras de contextos históricos, como “O tom confessional e autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis”, repercutido na Europa, e também por trabalhos reflexivos como “A experiência exílica da poesia”, que explora vivências de poetas exilados e os sentimentos que permeiam essa órbita, tomou posse no Núcleo de Letras e Artes da Romênia, sendo empossada como membro imortal.
A solenidade, realizada no Museu Nacional de Poesia, foi conduzida por Sandro Machado, presidente do núcleo, e por Marisa Resende, presidente da Delegação Internacional das Academias, com tradução simultânea feita por Isabel Tischer. Também tomaram posse alguns dos principais escritores e artistas romenos da atualidade, como Dinu Flmând.
Intercâmbio
Segundo a escritora, o evento reforçou a cooperação cultural entre Brasil e Romênia e destacou a importância da literatura e das artes como instrumentos de aproximação entre os dois países. Ela também salientou que a escrita, em todas as suas formas, é uma ferramenta social capaz de transformar a realidade, assim como a arte em geral.
Personalidade do Ano na Alemanha
O alcance de Sandra na Europa é notável. Após o episódio na Romênia, a autora se dirigiu à Alemanha e participou da Feira Mundial do Livro de Frankfurt, uma das maiores do mundo. Na ocasião, lançou uma coletânea bilíngue sobre a “Fauna Brasileira” no estande da Câmara Brasileira e foi destaque ao receber o troféu “Personalidade do Ano” durante o evento.
Conquistas
Olhando para a caminhada e para o trabalho sensível com a escrita, Sandra Brito descreveu que o sentimento é de gratidão e relembrou tudo o que fez no tour pela Europa. “Representei o país na Feira Literária de Frankfurt, a maior do mundo; recebi o prêmio Personalidade do Ano; palestrei para um evento da Embaixada Brasileira em Bucareste, na Romênia; e tomei posse no Núcleo Acadêmico de Letras da Romênia. Muitos presentes recebidos”, expressou.