A Firjan SENAI está com inscrições abertas para 340 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional em Nova Friburgo, para 15 cursos com início previsto entre janeiro e abril de 2026, a depender de cada turma. As aulas abrangem diferentes formatos (presencial, semipresencial e EAD). As inscrições já estão abertas e devem ser feitas presencialmente na unidade de interesse. Os detalhes estão disponíveis no edital neste link.
As inscrições serão encerradas automaticamente para cada oferta assim que o número de inscritos atingir o limite de vagas. As oportunidades na unidade da Firjan SENAI Centro (Rua: Pref. José Eugênio Müller, 220 – Centro) são para os cursos: Desenhista Mecânico, Desenvolvedor de Projetos Maker em Fablab, Programador Back-End, Operador de Máquinas Operatrizes, Programador Front-End, Eletricista de Obras, Controlador e Programador de Produção, Pedreiro de Alvenaria e de Revestimento em Argamassa e Cerâmico, Confeiteiro, Operador de Sistemas Computacionais em Rede e Instalador de Sistemas Drywall.
Já na unidade da Firjan SENAI Espaço da Moda (Av. Conselheiro Július Arp, 85 – Centro), as turmas são para: Fotógrafo, Assistente de Marketing Digital, Costureiro Sob Medida – Modelagem, Corte e Costura e Mecânico de Manutenção em Máquina de Costura.
Pré-requisitos e inscrições
Para participar, os candidatos devem preencher os pré-requisitos específicos dos cursos desejados, incluindo idade e escolaridade, além de renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook, já que parte dos cursos será realizada de forma on-line, seguindo a estratégia EAD.
Escritório de Carreira
Os alunos ainda contam com o “Escritório de Carreira”, da Firjan SENAI SESI, que vai conectar, de forma personalizada, os estudantes às oportunidades de emprego na indústria – que tem o maior salário de admissão entre todos os setores da economia, segundo pesquisa da Firjan.
O “Escritório de Carreira” oferece trilhas de formação para o mercado de trabalho, mentorias, workshops e um sistema de matchmaking – o “Conexão Vagas”, que combina e conecta perfis de alunos às demandas das empresas. Os alunos devem procurar a própria unidade onde estão matriculadas para participar das atividades.