O Hospital Santa Teresa, no próximo dia 28, vai realizar o “Simpósio da Prematuridade” como parte da campanha do Novembro Roxo – mês de conscientização da prematuridade. O encontro aberto ao público por meio de inscrição será realizado das 9h às 16h em dois turnos, pela manhã e à tarde.
No Brasil, um a cada dez nascimentos ocorre antes das 37 semanas, um dos maiores índices de partos prematuros no mundo. “A prematuridade precisa ser conscientizada como fenômeno que deve ser evitado ou previsto, sempre com acesso integral das gestantes a um acompanhamento pré-natal de qualidade”, afirma a Dra. Ana Paula Perié, Coordenadora e Rotina Médica da UTI neonatal e pediátrica do HST.
Com o tema “O futuro floresce onde o cuidado começa”, o Simpósio contará com palestras e dinâmicas relacionadas a conscientização da prematuridade. A programação vai destacar temas como o acompanhamento médico, cuidados especializados de enfermagem e atendimento multiprofissional, humanização do cuidado, nutrição, triagens fonoaudiológicas, além de atenção integral centrada na família.
Em muitos casos, porém, eventos desfavoráveis maternos e/ou fetais podem ser inevitáveis e evoluírem para o desfecho de um nascimento prematuro. Nesses casos, cabe à equipe assistencial agir da melhor forma em prol do bem-estar do bebê e da gestante. “A Prematuridade não é destino, é ponto de partida”, conclui a especialista do Hospital Santa Teresa.