O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) recebeu nesta segunda-feira (24/11), o lançamento do Inova Petrópolis – Ecossistema Local de Inovação, desenvolvido pelo Sebrae e com participação da Prefeitura. Reunindo Poder Público, instituições de ensino, centros de pesquisa, empreendedores e sociedade civil o objetivo é engajar novos atores para a construção conjunta de soluções concretas para o desenvolvimento da cidade.
“Estamos valorizando a produção de conhecimento e o planejamento estratégico como ferramentas essenciais para fortalecer o desenvolvimento econômico e social do nosso município. Esse trabalho é o que nos permite entender melhor nossas vocações, aprimorar políticas públicas e construir soluções que realmente impactem o desenvolvimento municipal” disse o vice-prefeito Albano Filho Baninho, representando o prefeito Hingo Hammes.
O projeto surgiu em Santa Catarina e foi nacionalizado pelo Sebrae para elaborar agendas integradas de desenvolvimento econômico social para o município. “Este projeto nasce da necessidade de colocar todos os atores do nosso ecossistema trabalhando na mesma direção. Quando reunimos diferentes olhares e experiências, conseguimos construir agendas integradas que fortalecem o desenvolvimento econômico e social do município”, acrescentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui.
O movimento é baseado na metodologia Ecossistema Local de Inovação (ELI) do Sebrae, voltada para transformar ideias em soluções reais. “O lançamento oficial aqui em Petrópolis é um ponto de partida para robustecer essa iniciativa para que cada vez mais a cidade se consolide como Capital Tecnológica do estado do Rio de Janeiro”, concluiu o consultor das áreas tecnológicas do Sebrae, Marcelo Verly.