Nesta terça-feira, 25/11, a Polícia Federal prendeu em flagrante um homem pelo crime de aquisição de moeda falsa, no município de Petrópolis/RJ, localizado na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.
A ação foi realizada em conjunto com a Central de Segurança dos Correios. Policiais federais acompanharam a entrega da encomenda até o endereço indicado como destino, e a embalagem foi aberta pelo suspeito identificado como destinatário na presença dos agentes. Após a constatação das irregularidades, o homem foi preso em flagrante. No pacote, foram encontradas 10 cédulas falsas de 100 reais, totalizando a quantia de 1.000 reais.
O preso foi conduzido ao Posto da Polícia Federal em Petrópolis para os procedimentos de praxe, e o material apreendido na ação – o aparelho celular do homem e as notas falsas – será enviado para perícia técnica criminal. Em sede policial, ele confessou ter sido o responsável por outra encomenda contendo 20 cédulas falsas de 100 reais, totalizando a quantia de 2 mil reais. A entrega também seria feita pelos Correios em data próxima.
O homem responderá judicialmente pela aquisição de moeda falsa, cuja pena varia de 3 a 12 anos de reclusão, além de multa. O crime por adquirir, vender, trocar, guardar ou introduzir em circulação moeda falsa está previsto no artigo 289, §1º, do Código Penal.