Nesta sexta-feira (28), às 16h, o professor Cleber Francisco Alves apresentará ao público sua mais recente obra, “O Centenário da Academia Petropolitana de Letras – 1922/2022”, durante o Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis). O lançamento ocorrerá no auditório central do evento, no Palácio de Cristal, um dos espaços mais tradicionais da cidade. Após a apresentação, o autor receberá o público para uma sessão de autógrafos.
Segundo Alves, a ideia do livro nasceu por ocasião das comemorações dos 100 anos de fundação da Academia Petropolitana de Letras (APL), celebrados em agosto de 2022. Na época, diversos projetos foram concebidos com o objetivo de resgatar e valorizar a história da instituição, entre eles a publicação de uma coletânea reunindo, em fac-símile (cópia), todos os números da revista literária da APL publicados ao longo de um século.
“Quanto ao livro do centenário, não conseguimos fundos necessários para sua produção e impressão”, relembra o professor.
A concretização da obra, contudo, tornou-se possível dois anos depois. Em 2024, durante uma visita institucional ao deputado Sergio Fernandes (PSD), o autor apresentou novamente o projeto. Prontamente, o deputado destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para realização o projeto.
“O deputado então vislumbrou a possibilidade de sua realização por meio de uma proposta de emenda parlamentar ao orçamento do Estado, que ele se dispôs a apresentar. Com a aprovação da emenda, demos início às pesquisas e à produção do livro”, explica Alves.
O resultado é uma obra que não apenas reconstrói a trajetória da mais antiga academia literária de âmbito municipal do Brasil, como também registra em detalhes as comemorações do centenário, realizadas entre agosto de 2021 e dezembro de 2022.
“A emenda que destinamos é uma forma concreta de fortalecer a produção literária e a história de Petrópolis, permitindo que projetos importantes como este livro ganhem vida e contribuam para o reconhecimento do valor cultural da nossa cidade”, afirmou o deputado Sergio Fernandes.
Para este ano, o deputado já destinou à Academia uma emenda no valor de R$ 50 mil para catalogação, e ampliação do acervo bibliográfico e documental da Academia Petropolitana de Letras, com estruturação da biblioteca e do arquivo, para fins de disponibilização e ampliação da acessibilidade – on-line – ao público em geral e, especialmente, aos pesquisadores especializados em Literatura.
O Flipetrópolis acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, reunindo escritores, editoras e amantes da literatura em uma programação diversificada dedicada à valorização da cultura e das letras.
Livro sobre o centenário da Academia Petropolitana de Letras será lançado durante o Flipetrópolis
12