O Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fiocruz Petrópolis participa neste domingo, 30 de novembro, do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis) com a apresentação do projeto Orquestrando Histórias, que reúne música e literatura em uma proposta participativa. A atividade, aberta ao público, será às 10h30, no Palácio de Cristal.
O Orquestrando Histórias foi criado em 2025 pela Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí/ Orquestra de Câmara da Fiocruz e pela Biblioteca Livre do Fórum Itaboraí. Ela começa com a contação de história livro “O Grúfalo”, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, onde o público é convidado a apreciar efeitos sonoros produzidos pelos músicos da Orquestra, que acompanham a narrativa.
A proposta é oferecer uma experiência imersiva, colaborativa e lúdica para o público. “Mais do que ouvir histórias, os participantes são convidados a experimentar a leitura como uma experiência viva, que dialoga com sons, emoções e criatividade. Por esta razão, foi escolhido o livro “O Grúfalo”, com sua narrativa divertida e lúdica, que conduz os ouvintes para o universo da floresta e as espertezas do ratinho”, explica a bibliotecária do Fórum Itaboraí, Mayara Alves.
Em seguida, é realizado o concerto didático da Orquestra de Câmara com o objetivo de ensinar, envolver e despertar o interesse dos ouvintes pela música orquestral. Além das músicas, o regente fala sobre os instrumentos da orquestra — como são tocados, curiosidades e diferenças entre cordas, sopros e percussão, por exemplo. Depois, o público é convidado a assistir ao concerto que, no Festival, irá apresentar o programa: Canção Angelical, de F. Mendelssohn (1809-1847); Brasiliana n°4: Toada dos Navegantes; Bossa, de Alexandre Schubert (1970) e Mamulengo Arretado, de Sandra Mohr (1978).
“É um grande prazer compartilhar com o público, especialmente na Feira Literária, o trabalho que estamos desenvolvendo na Fiocruz em Petrópolis. Além de ser importante para que os nossos alunos se apropriem dos espaços culturais da cidade, entendendo que as artes se complementam e que os tornam ainda melhores como artistas e músicos”, diz Nina Mayer, Coordenadora Executiva da Orquestra de Câmara da Fiocruz.
Sobre o projeto Orquestrando Histórias
Desde o segundo semestre deste ano, o Orquestrando Histórias é apresentado para crianças e adolescentes de escolas públicas de Petrópolis, promovendo o acesso à leitura e música orquestral.
A ação pretende despertar o gosto pelos livros e pela arte, estimular a criatividade, gerar familiaridade com os sons e formas dos instrumentos musicais e fortalecer laços entre comunidade escolar e Fiocruz Petrópolis como um espaço de ciência, cultura e cidadania.
Durante as ações de contação, as crianças são estimuladas a despertar a imaginação. A atividade também tem o intuito de aproximar o público do universo literário e das bibliotecas como espaço de convivência, aprendizado e descoberta.