Acontecerá no município de Nova Friburgo, na Região Serrana, a prova piloto do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola que começa na próxima segunda-feira (01). A ação será feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com apoio da Superintendência do Instituto no Estado do Rio de Janeiro (SES/RJ). Além de Friburgo, outras cinco cidades brasileiras recebem o pré-teste.
O objetivo do Instituto é testar e aprimorar os instrumentos de coleta, os procedimentos operacionais e a capacidade logística em diferentes contextos agropecuários, assegurando maior precisão e eficiência na execução do censo.
O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, afirma que o pré-teste do Censo Agropecuário é fundamental para garantir a qualidade e a viabilidade da operação censitária. “O pré-teste permite avaliar, em pequena escala, todos os aspectos metodológicos, tecnológicos e operacionais envolvidos na coleta.”
Nova Friburgo foi escolhida por sua produção hortifrutigranjeira e relevo montanhoso, que exigem abordagens específicas. Localizada no bioma Mata Atlântica, a cidade permitirá avaliar a adaptação dos instrumentos de coleta em áreas de difícil acesso.
Para José Francisco Teixeira Carvalho, superintendente estadual do IBGE no Rio de Janeiro, o piloto ajudará na metodologia final do Censo. “Nosso objetivo será sempre retratar a realidade do campo de forma fiel e, para isso, precisamos testar metodologia, questionário e as novidades implantadas.”
Além de Nova Friburgo, o teste será realizado em Bacabal (MA), Juazeiro e Sobradinho (BA), Grão Mogol e Alfenas (MG).
Povos e comunidades tradicionais
Em algumas cidades, além de validar metodologias tradicionais, a prova piloto traz uma inovação histórica: a inclusão dos sistemas agroalimentares produtivos de povos e comunidades tradicionais. Pela primeira vez, esses grupos serão retratados de forma detalhada, garantindo sua representatividade no levantamento estatístico nacional.
A coleta Geral em Juazeiro (BA), Sobradinho (BA) e Alfenas (MG) começa no dia 1º de dezembro. Já a coleta de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) será feita em Juazeiro e Sobradinho, no dia 2 de dezembro, mesma data prevista para Grão Mogol (MG). Bacabal (MA) inicia sua participação no dia 4 de dezembro.
Atenciosamente,
Seção de Disseminação de Informações (SDI)
Superintendência Estadual do IBGE no Rio de Janeiro (SES/RJ)