O fim de semana terminou sem registro de ocorrência durante a realização de uma série de eventos em Petrópolis. Isso foi possível graças ao trabalho feito pela Secretaria de Segurança (SSSOP), Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), que atuaram de forma integrada e planejada e garantiram a tranquilidade para o grande público que se movimentou pela cidade nos três dias (28, 29 e 30 de novembro).
“Mais uma vez conseguimos realizar um grande trabalho de segurança, o que só possível quando todos os órgãos se articulam com o propósito de cuidar da população. A integração vista neste fim de semana é uma marca do nosso município e é o que garante que Petrópolis permaneça como a cidade mais segura do Rio”, apontou o prefeito Hingo Hammes.
O momento de maior atenção foi o sábado (29/11), quando dois grandes eventos aconteceram em horários simultâneos ao jogo que deu o título da Libertadores ao Flamengo. A Rua 13 de Maio concentrou grande número de torcedores que acompanharam a partida em bares da região. Enquanto isso, a programação da Flipetrópolis seguia normalmente no Palácio de Cristal e os shows do festival “A Lapa Sobe a Serra” aconteciam na Praça da Águia.
“O grande desafio foi conseguir atuar em três eventos com grande público cada um deles, e que aconteceram em um perímetro curto. Na última semana, fizemos reuniões para planejar o trabalho necessário para dar tranquilidade para os torcedores, para o público dos outros eventos e também para quem não estava envolvido nas atividades. O resultado foi altamente positivo”, ressaltou o secretário de Segurança, Marcelo Chitão.
“Nossa atuação na 13 de Maio começou muito antes do horário previsto para o jogo. Posicionamos agentes de trânsito desde 12h, proibimos o estacionamento na via a partir das 14h e posteriormente bloqueamos a rua por causa do movimento dos torcedores até 23h, quando houve a dispersão total. Também estivemos em outros pontos do Centro Histórico para fazer a orientação do trânsito ao longo do dia”, explicou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
“Nós tivemos um efetivo de cerca de 30 agentes trabalhando durante todo fim de semana, oito viaturas empregadas em pontos estratégicos. A união de esforços de todos se mostrou efetiva mais uma vez na nossa cidade”, destacou o comandante da Guarda Civil, Eliel Silveira.
Foto: PMP