Petrópolis encerrou outubro de 2025 com saldo negativo de 74 vagas formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O resultado, fruto de 2.474 admissões e 2.548 demissões, representa um dos três piores desempenhos do ano e acende alerta para setores específicos que puxaram a retração.
O principal responsável pelo recuo foi o setor da construção, que perdeu 70 postos de trabalho apenas em outubro. Serviços e agropecuária também fecharam o mês no negativo, com saldos de -36 e -2, respectivamente. Em contrapartida, a indústria registrou o melhor desempenho, criando 27 vagas, enquanto o comércio teve saldo positivo de 7 postos.
Acumulado no ano e expectativa para fim de ano
De janeiro a outubro de 2025, Petrópolis acumulou 14.021 admissões e 13.733 demissões, resultando em saldo positivo de 288 vagas. Porém, ao considerar os últimos 12 meses, o saldo cai para 102 vagas, indicando desaceleração na geração de emprego.
Apesar do recuo no décimo mês do ano, a expectativa do setor produtivo é otimista para o fim de 2025. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), o comércio deve abrir cerca de 3 mil vagas temporárias impulsionadas pela Black Friday, Natal e pelo aumento do turismo entre dezembro e janeiro. Caso se confirme, a expansão representará um crescimento de 20%, considerando que o setor emprega hoje aproximadamente 15 mil trabalhadores no município.
Desempenho de outras cidades:
Nova Friburgo
Em outubro, o município também registrou queda: foram 1.122 contratações e 1.211 demissões, com saldo negativo de 89 vagas. Os setores de serviços e indústria foram os principais responsáveis pelo resultado, somando 197 desligamentos.
São José do Vale do Rio Preto
A cidade fechou outubro com saldo negativo de 4 vagas, sendo a indústria o único segmento que não apresentou resultado negativo no período.
Teresópolis
Seguindo na contramão, Teresópolis registrou saldo positivo de 164 vagas, com 1.105 admissões e 941 desligamentos. O comércio teve o melhor resultado do mês, enquanto o setor de serviços apresentou maior retração.
Outros municípios
Santa Maria Madalena, São João da Barra, Areal, Paraíba do Sul e Três Rios também registraram desempenho positivo em outubro.
Desempenho estadual
O estado do Rio de Janeiro registrou a abertura de 7.437 empregos com carteira assinada em outubro e chegou ao saldo de 104.193 novos postos formais no acumulado dos dez primeiros meses de 2025.
O estado fluminense apresentou desempenho positivo em três dos cinco grandes grupamentos de atividades econômicas avaliados. O destaque foi o setor de Serviços, que gerou 5.540 novos postos. Na sequência aparecem Comércio com 2.863 e Indústria 223. Os setores de Construção e Agropecuária tiveram desempenho negativo.