A Prefeitura realizou mais uma ação de zeladoria urbana nessa segunda-feira (02/12). Equipes da Secretaria de Assistência Social estiveram em Cascatinha e em ruas do Centro junto com a Comdep e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). A ação inclui abordagens sociais a pessoas em situação de rua e, ao mesmo tempo, promove limpeza, saúde e segurança nos espaços geralmente ocupados por essas pessoas.
“Nossa prioridade é cuidar de toda população de Petrópolis, ainda mais das pessoas que enfrentam alguma forma de vulnerabilidade social. O foco desse trabalho é oferecer todo atendimento feito pela nossa rede de assistência social e, em seguida, cuidar dos espaços urbanos, com limpeza, higiene, segurança”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
O trabalho aconteceu na Rua Hyvio Naliato e na Praça de Cascatinha, além das ruas Irmãos D’Ângelo e Prudente Aguiar (Centro). As equipes da Secretaria de Assistência Social percorreram esses locais na semana passada para realizar abordagens sociais e informar sobre o trabalho programado.
Durante a zeladoria urbana, foram realizadas novas abordagens a pessoas em situação de rua, com oferta para encaminhamento para obtenção de segunda via de documentos e abrigo no Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, mas nenhuma delas aceitou acolhimento.
“As pessoas em situação de rua são prioridades nas ações de zeladoria urbana. Nós oferecemos todos os serviços da nossa rede de assistência social. Em outras ações, nós tivemos pessoas que aceitaram acolhimento e vamos continuar trabalhando colocando as pessoas em primeiro lugar sempre”, afirmou a secretária de Assistência Social, Adriana Kreischer.
Ao mesmo tempo, equipes da Comdep fizeram recolhimento de entulho e lixo desses locais, materiais acumulados que já obstruíam a passagem e prejudicava as condições de higiene desses locais. Pertences pessoais foram guardados e podem ser resgatados no Centro Pop. A Guarda Civil esteve presente para garantir a segurança tanto das pessoas em situação de rua quanto das equipes de abordagem e limpeza.
As ações de zeladoria urbana seguem o que foi estabelecido na ADPF 976, analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que estados e municípios sigam as diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR). Entre as medidas, estão ações de fiscalização, manutenção e conservação de áreas urbanas, com respeito e dignidade às pessoas em situação de rua.