A 61ª edição dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) terminou nesta terça-feira (02/12) com a entrega de medalhas e troféus durante solenidade na Unifase. O evento celebrou as conquistas dos estudantes das escolas vencedoras nas 15 modalidades.
“Como profissional da área, eu sei o quanto o esporte transforma a vida dos nossos jovens: seja na integração, na disciplina ou na melhoria da qualidade de vida. Estamos muito satisfeitos com os avanços que conquistamos este ano e queremos seguir evoluindo ainda mais”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Recorde de escolas participantes
A 61ª edição do Jeups bateu dois recordes: foram cinco novas modalidades (judô, jiu-jitsu, skate, pump-track e natação) e 65 escolas participaram dos Jogos, mais que o dobro do registrado no ano passado, foram 38.
“Trabalhamos o ano inteiro para entregar o melhor Jeups possível. Conseguimos realizar todas as modalidades previstas, ampliamos os polos, ouvimos cada setor envolvido e os resultados foram muito positivos. Para os próximos anos, vamos seguir avançando para que o Jogos continue crescendo”, acrescentou o secretário de Esporte, Lazer, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Leandro Kronenberger.
O Colégio Apogeu São Thomás foi vencedor geral desta edição do Jeups. “O Jeups é muito mais que jogar. A gente aprende muita coisa, conhece modalidades novas e vive esse clima de equipe que faz diferença de verdade. Tudo isso ajuda a gente não só no ensino médio, mas na vida”, celebrou a aluna Vitória Castilho.
Escolas da Rede Municipal são destaque no Jeups
A edição de 2025 também foi marcada por conquistas da Rede Municipal de Ensino. No atletismo, a Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues foi campeã geral no sub-13 feminino e vice-campeã no sub 15 masculino. No judô, a Escola Municipal Clemente Fernandes foi vice-campeã no geral. No skate, o destaque vai para a Escola Municipal Hercília Moret campeã no sub-15 geral masculino. Outras escolas da Rede Municipal também foram destaque em diversas modalidades.
“O Jeups é essencial para a educação do nosso município. Ele oferece aos jovens a chance de praticar esportes, conviver com estudantes de toda a cidade, fortalecer o espírito competitivo e, principalmente, aprender a lidar com vitórias e derrotas. Esses elementos mostram o quanto os jogos são importantes para Petrópolis”, completou a secretária de Educação, Poliana Ferrarez.
Escolas da Rede Municipal são destaque no xadrez
O xadrez vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas da rede. O Programa Municipal de Xadrez, já presente em diversas unidades, tem permitido que estudantes desenvolvam a modalidade e se tornem referência não só em Petrópolis, mas também no estado.
Na edição de 2025 do Jeups, os destaques foram: a Escola Municipal Germano Valente, campeã no sub-13 feminino; a Escola Municipal Paula Buarque, vice-campeã no sub-15 feminino; a Escola Municipal Cirillo Calaon, vice-campeã no sub-13 masculino, e a Escola Municipal Maria Campos, terceiro lugar no sub-15 masculino.