Servidores da Secretaria Municipal de Saúde marcaram presença na Cerimônia Nacional de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, sífilis e hepatite B e na entrega dos Selos de Boas Práticas Rumo à Eliminação, realizada na última terça-feira (03/12) pelo Ministério da Saúde, em Brasília. O evento reuniu representantes de todo o país para reconhecer políticas públicas que têm transformado a realidade da saúde materno-infantil no Brasil.
“Esse reconhecimento nacional mostra que Petrópolis está no caminho certo quando o assunto é cuidado com a vida desde a gestação. É fruto de um trabalho sério, comprometido e integrado das nossas equipes de saúde, que atuam diariamente para garantir mais dignidade, prevenção e proteção às nossas gestantes e bebês”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
A coordenadora do Serviço de Assistência Especializada, Susie Andries Nogueira; Sandra Pinto; o farmacêutico Fernando Emídio e a enfermeira Rayane Becker participaram da cerimônia. Eles integraram a Equipe Nacional de Validação, responsável por avaliar e certificar estados e municípios que atingem critérios rigorosos para a eliminação dessas infecções na transmissão da mãe para o bebê durante a gestação, o parto ou a amamentação.
“A participação de Petrópolis no encontro nacional simboliza o protagonismo técnico do município na construção de um Brasil mais saudável desde o nascimento”, comentou a coordenadora Sandra Pinto.
O trabalho desenvolvido pelas equipes locais tem impacto direto na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento adequado, pilares fundamentais para que crianças nasçam livres de infecções evitáveis. Para a Prefeitura, a certificação é também um reconhecimento do esforço coletivo que envolve profissionais da atenção básica, maternidades, vigilância em saúde e laboratórios.
“Cada indicador alcançado representa uma vida protegida e um futuro com mais oportunidades. Nosso compromisso com a ciência e a vida se traduz em resultados concretos, com mais cuidado, prevenção e esperança para as novas gerações”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa.
Foto Divulgação