A Prefeitura de Petrópolis manteve o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O Executivo municipal atendeu 100% dos critérios essenciais e ficou com nível de transparência de 87,88%. A classificação foi alcançada com nota máxima em 11 dos 19 itens avaliados.
“Temos um compromisso com a transparência pública, trabalhamos cada vez mais para avançar na abertura de dados e no acesso à informação, que são questões fundamentais para garantir o controle das atividades públicas por parte da sociedade”, apontou o prefeito Hingo Hammes.
Receberam nota 100% os itens: acessibilidade, contratos, convênios e transferência, despesa, educação, emendas parlamentares, informações institucionais, informações prioritárias, licitações, ouvidoria e Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). Além disso, outros seis tiveram avaliação entre 70% e 90%.
“Vamos continuar buscando aprimorar cada vez mais nosso Portal da Transparência como mecanismo de acompanhamento das políticas públicas pela população. O selo Ouro é um resultado inicial dentro da nossa meta de chegar ao nível diamante, mas é importante reforçar que estamos a frente de municípios de grande porte, inclusive capitais. Estamos empenhados em continuar implementando novas metodologias e sistemas que simplifiquem o acesso”, destacou a Controladora-Geral do Município, Juliana Salvini.
O Programa Nacional de Transparência Pública foi criado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que faz a avaliação junto com os tribunas de contas de todo país. O objetivo é padronizar, orientar, estimular, induzir e fiscalizar a transparência.
Foto: arquivo