Petrópolis sediará no Polo EAD da USF (Instituto Teológico Franciscano – ITF), nos dias 09 e 10 de abril de 2026, a 8ª edição do Congresso de RH Petrópolis, um dos mais relevantes encontros regionais dedicados à gestão de pessoas, bem-estar corporativo e tendências do mundo do trabalho. Com o tema central “Quem cuida de quem cuida?”, o evento convida profissionais e organizações a refletirem sobre o papel daqueles que sustentam o cuidado no ambiente corporativo — e sobre a necessidade de assegurar que esses profissionais também recebam suporte e atenção.
Realizado desde 2019, o Congresso de RH Petrópolis consolidou-se como um espaço de formação, diálogo e inovação. A edição de 2026 oferecerá dois dias de programação intensa, com palestras de especialistas reconhecidos, painéis temáticos, oficinas práticas, atividades interativas e ações dedicadas à saúde emocional, ao desenvolvimento humano e às práticas contemporâneas de gestão.
A programação completa e as inscrições já estão disponíveis na plataforma Sympla, por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/viii-congresso-de-rh-petropolis/2973202. De acordo com a organizadora do evento, Ananisa de Souza, cuidar de quem cuida é uma pauta urgente e necessária. “O congresso busca fortalecer redes de apoio, inspirar novas práticas e criar um ambiente de troca genuína entre profissionais que lidam diariamente com as pessoas nas organizações”, disse.
O encontro reunirá participantes de diferentes regiões e setores, reafirmando Petrópolis como um importante polo de reflexão sobre o futuro do trabalho e das relações humanas nas empresas.
Serviço:
Programação (sujeita a alteração)
Dia: 09/04/2026 (quinta)
08:30 Credenciamento
09:00 Cerimônia de abertura
09:15 Ginástica Laboral – Tokke
09:30 Palestra 1 – Libras básico para processo seletivo – Cristiane Valessa
Com 20 anos de experiência junto à comunidade surda, é formada em Letras Libras e possui pós-graduação em Acessibilidade. Atua como CEO da empresa especializada Consultoria em Acessibilidade e como Coordenadora de Acessibilidade das unidades de urgência e emergência e do hospital público de Petrópolis (SEHAC). Tem ampla experiência na implementação de projetos de acessibilidade em grandes empresas, com destaque para parcerias com a CNI e a UNESCO Brasil.
10:40 Magna – Fatores de Risco Psicossociais Relacionados ao Trabalho – Ana Luiza Horcades
Auditora-Fiscal do Trabalho e Chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho no Estado do Rio de Janeiro
11:50 Pausa – Deborah Leite & Marta Serra
Deborah – MsC em Marketing de Serviços pela Université Rabelais de Tours, na França, possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Treinamento e Gestão de Projetos em empresas nacionais e multinacionais. É Embaixadora de Saúde Mental para as Organizações, Mentora de Desenvolvimento Humano e especialista em Saúde Mental no Trabalho e Educação Emocional Corporativa. Co-fundadora da BeComing, consultoria voltada à educação emocional em empresas, escolas e universidades.
Marta – Embaixadora de Saúde Mental nas Organizações pela ABRH-SP, é terapeuta especialista em Psicologia Transpessoal e pesquisadora de filmes com propósito. Empreendedora e co-fundadora da BeComing, consultoria dedicada à educação emocional em ambientes corporativos e educacionais.
12:20 Almoço livre
13:20 Visita à feira
14:00 Pausa – Deborah Leite & Marta M. Serra
14:30 Palestra 2 – Sustentabilidade que se imprime: o case da Holográfica Editora e a força das pessoas na transformação ambiental – Renata Daflon
Diretora de Operações da Holográfica e criadora da consultoria de embalagens Embala Melhor, é reconhecida como uma das principais vozes femininas do setor gráfico. Atua como presidente da Associação Mulheres de Impressão, diretora da Firjan e membro do Conselho de Mulheres da Federação. Também ocupa a vice-presidência do SIGRAF – Sindicato das Indústrias Gráficas do RJ. Madrinha da TV Inclusiva e embaixadora do Instituto Atravessamentos, contribui ativamente com iniciativas voltadas à diversidade e à acessibilidade. Formada em Marketing, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Empreendedorismo, alia sólida experiência de mercado a uma visão inovadora sobre liderança e inclusão. Mãe de dois meninos, sendo um deles autista, compartilha em suas palestras reflexões inspiradoras sobre diferenciação, maternidade atípica e a conciliação de múltiplos papéis sem abrir mão do propósito.
15:30 Visita à feira
16:00 Pitch dos parceiros – Mediadora: Suzana Raposo
Mãe da Cecília, é profissional de Recursos Humanos com mais de 20 anos de experiência em gestão de pessoas, liderança de equipes e desenvolvimento humano e organizacional. Graduada em Ciências Contábeis pela UCP, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, é Practitioner em Gestão da Mudança pela Prosci, especialista em Gestão por Competências e analista de perfil comportamental. Fundadora da ChamaRH Consultoria, é apaixonada por pessoas e pelo impacto positivo que o RH pode gerar, acreditando que cuidar de pessoas é o caminho para resultados sustentáveis.
17:30 Palestra 3 – Da conformidade a confiança: O papel da Folha de Pagamento – Aline Ramos
Especialista em folha de pagamento, atua na área de Recursos Humanos há 34 anos. Ao longo de sua trajetória, trabalhou com empresas de diversos portes e segmentos como consultora de sistemas, adquirindo ampla visão prática dos desafios do dia a dia. É apaixonada por transformar processos técnicos em soluções que fortalecem a confiança entre colaboradores e empresa.
18:30 Sorteios e encerramento
19:00 Happy Hour (externo)
Data 10/04/2026 (sexta)
08:30 Credenciamento
08:45 Abertura oficial
09:00 Palestra 1 – Gestão de Pessoas sustentável: Como integrar ESG na estratégia de Recursos Humanos. – Silvana Pereira
Profissional de Recursos Humanos com sólida experiência em empresas de médio e grande porte, atuando na implantação de todos os subsistemas de RH e em processos de aquisição. Especialista na criação e liderança de equipes de alto desempenho, desenvolvimento de áreas de gestão de pessoas alinhadas às práticas ESG e metodologias ágeis, e atuação como HR Business Partner, conectando práticas de RH aos objetivos do negócio. Experiência em empresas como Rede D’or, Pierre Fabre, Dermage, Michelin, RV Digital e Rede Santa Catarina.
10:10 Musicoterapia – Gabriela Rocha
Iniciou sua trajetória na música com canto coral lírico na infância e, na idade adulta, migrou para a área da educação. Trabalhou como professora de Musicalização Infantil em escolas públicas, onde o desafio de lidar com crianças com transtornos e deficiências múltiplas a motivou a se especializar em Musicoterapia. Hoje atua como musicoterapeuta em diversas clínicas e como supervisora na área em Petrópolis, São Gonçalo e Niterói, sendo apaixonada pelo trabalho e pelos avanços no desenvolvimento de seus pacientes e clientes.
10:40 Palestra 2 – Saúde financeira – Leandra Morelli
Pós-graduada em Gestão Empresarial e bacharel em Administração (FASE, atual UNIFASE), é educadora financeira e especialista em Organização Financeira (Efinc), atuando como mentora na área. Personal Organizer formada pelo Método Reorganize e coautora do livro Organize-se! Práticas de Organização para sua casa, mente e vida. Possui ampla experiência na condução de palestras e workshops sobre finanças pessoais e organização. Na atuação acadêmica e instrucional, é tutora na UNOPAR Petrópolis em Administração, Gestão Financeira e Logística; instrutora no CETEPIS em Noções Básicas de Psicologia em Recursos Humanos, Organização e Economia; e instrutora na MICROLINS em Técnicas Administrativas (Administrativo, Contábil, Fiscal e Departamento Pessoal).
11:50 Almoço livre
13:00 Visita à feira
13:45 Ginástica Laboral – Tokke
14:00 Oficina – Cargos, carreira e salários – Gilson L. Nogueira
Consultor Sênior em Gestão Organizacional e Recursos Humanos, possui mais de 25 anos de experiência na área e é formado com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional. Atua liderando projetos voltados ao desenvolvimento do negócio e das pessoas em empresas como Cargill Bioenergia, Attend, Estre, Grupo Agis, Caixa Assistência, Unimed, Frigol, Petland, Scheffer e Amaggi, entre outras. Possui experiência em posições executivas em empresas nacionais e multinacionais.
15:30 Visita à feira
16:00 Palestra 3 – Quem cuida também cansa – Josy Pinheiro
Sócia fundadora da Pro-Genth, possui 23 anos de experiência em consultoria empresarial e atua como diretora de RH e conselheira em empresas de médio e grande porte. É mentora executiva, treinadora comportamental e de liderança, psicóloga, com MBA em Gestão Empresarial (FGV), MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (Dom Cabral) e mestre em Psicologia Positiva pela PUC/RJ. Além de sua trajetória profissional, valoriza seus papéis como esposa, mãe, filha, amiga e ser humano.
17:10 Painel: Liderança Humanizada – Rafael Sommerfeld, Fabia Monteiro e Fernanda Gonçalves – Mediadora: Mabelle Rosa
Mabelle – Psicóloga especialista em TCC pela PUC Rio (CRP-05/42541) e fundadora da Inspirarh & Psicologia, atua clinicamente em questões relacionadas ao trabalho, como estresse, ansiedade, burnout, insatisfações e relacionamentos interpessoais. Com mais de 13 anos de experiência em Recursos Humanos, combina sua vivência organizacional à prática clínica para promover equilíbrio, bem-estar e maior sentido de vida. Por meio da Inspirarh, desenvolve programas de saúde mental e estratégias de gerenciamento de riscos psicossociais, apoiando empresas na construção de ambientes mais saudáveis e produtivos.
Rafael – Autor, palestrante e mestre em Desenvolvimento Local, com foco em autoconhecimento e liderança consciente. Criador da metodologia Líder 2030, é referência em ESG, comportamento organizacional e formação de lideranças. Partner oficial da Sólides e do GPTW, conduz treinamentos e palestras que transformam pessoas e culturas. É CEO da Sommerfeld Soluções e autor de livro e curso sobre ESG aplicados à gestão de pessoas.
Fabia – Profissional com 31 anos de experiência, incluindo 14 anos em posições executivas de liderança. Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, pós-graduada em Neurociências e Comportamento, e Conselheira de Administração formada pelo IBGC. Atua como mentora e treinadora de líderes e equipes, palestrante e analista comportamental DISC, com especialização em PNL, Eneagrama e Psicologia Positiva. É professora na Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL), FGV e ESPM. Dedica-se voluntariamente como coordenadora no Programa de Mentoria para Mulheres – Nós Por Elas (Instituto Vasselo Goldoni), membro do Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo e do comitê do Núcleo IVG-RJ, além de ser reconhecida como LinkedIn Top Voice.
Fernanda – É administradora e pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Consultora de RH há mais de 20 anos, atua em pequenas e médias empresas com foco no desenvolvimento do potencial humano e organizacional. Ao longo de sua trajetória, já impactou mais de 140 mil ouvintes por meio do Podcast de Liderança em parceria com a UFF, disseminando conhecimento sobre gestão, desenvolvimento e bem-estar no trabalho. Capacitou centenas de profissionais em treinamentos e workshops, fortalecendo habilidades de liderança e gestão de equipes com resultados concretos, e atua como Head Trainer do Day Training Liderança em 16 edições, consolidando uma metodologia prática e transformadora. Seu propósito é formar líderes que vão além do cumprimento das exigências legais, tornando-se agentes de mudança capazes de construir ambientes de trabalho que valorizam a saúde mental e promovem prosperidade humana e organizacional.
18:30 Encerramento oficial do evento.
Palestras bônus (online):
Palestra 1 – Gestão da Carreira & Protagonismo Profissional: Estratégias para fortalecer sua Empregabilidade. – Adrianne Levy
Profissional de RH com background desenvolvido em Talent Acquisition e Recrutamento Estratégico, com forte atuação em posições executivas e de alta liderança. Desenvolveu expertise em hunting, sourcing e mapeamento de mercado, conduzindo contratações estratégicas que impactaram diretamente no crescimento das organizações.
Como Orientadora de Carreira, direciona profissionais a ampliarem sua visão de mercado e a se posicionarem de forma mais assertiva, conectando identidade, propósito e empregabilidade. Une visão analítica, mentalidade headhunter e foco em resultados para impulsionar pessoas e negócios.
Palestra 2 – Do Plano ao Percurso: o PDI como portal para o Aprendizado Contínuo e Infinito. Como transformar o PDI em uma experiência viva de lifelong e lifewide learning nas organizações. – Juliana Sarti
Pedagoga, Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá, com especializações em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, Planejamento, Implementação e Gestão de EAD pela Universidade Federal Fluminense e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá. Juliana possui mais de 20 anos de experiência na área de Recursos Humanos, onde atuou em empresas de Varejo/Serviços e hoje encontra-se como Gestora da área de Gente & Gestão da empresa Neki. Além disso, Juliana também é Professora, Grafóloga e possui Certificação Internacional em Life Coach (Profissional Coach), pela Sociedade Latino Americana de