Os acordes já não deixam dúvidas: é Natal! E para celebrar a data, a música ganha brilho natalino e toma conta de Itaipava neste sábado (13), quando a Orquestra Teatro Imperial — 23 jovens músicos regidos pelos maestros Felipe Galdino e Raphael Muniz — sobe ao palco do Shopping Vilarejo. Residente do Teatro Imperial de Petrópolis, o grupo apresenta um repertório que passeia entre o popular e o erudito, numa proposta que aproxima o público, abre caminhos para novos ouvintes e fortalece a cena musical da cidade. O concerto é gratuito e começa às 18h.
Criada pela Natureza Produções, a orquestra realiza ensaios semanais que incentivam a prática colaborativa, o aprofundamento técnico e a conexão entre diferentes expressões artísticas. Para Felipe Galdino, maestro fundador, ver o projeto ganhando novos palcos em Petrópolis é a realização de um desejo antigo. “É um sonho nosso que está sendo realizado aos poucos. Sou petropolitano e desde que entrei no meio musical sempre quis trazer para a cidade uma orquestra profissional, permanente e com músicos locais. Estamos montando um repertório que mistura o erudito com o popular para impactar Petrópolis e gerar uma experiência que faça com que as pessoas queiram nos assistir novamente”, afirma.
A iniciativa também reforça o compromisso com a formação cultural e com a democratização do acesso à música. “A presença de uma orquestra residente oferece à comunidade artística um espaço de desenvolvimento e expressão, promovendo o crescimento da cultura musical na cidade e ampliando o acesso ao estudo de repertórios variados, essencial para a formação de novos talentos”, destaca Sabrina Korgut, da Natureza Produções.
Para o administrador do Vilarejo, Tiago Corrêa, receber a orquestra é mais uma forma de aproximar diferentes públicos das expressões artísticas. “O Vilarejo segue valorizando projetos que elevam a cultura local e proporcionam experiências enriquecedoras às famílias. A Orquestra Teatro Imperial representa juventude, excelência e diversidade — elementos que queremos cada vez mais presentes em nossa programação”, afirma Tiago.
Um Natal mágico ao som do “Quebra-Nozes”
No domingo (14), às 15h, a programação ganha a delicadeza do balé infantil com alunas de três a seis anos, em uma coreografia inspirada na trilha sonora do clássico O Quebra-Nozes. A montagem é conduzida por Thais Lechuga, professora formada pela Royal Academy of Dance e ex-aluna do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em sintonia com o clima natalino, o espetáculo busca despertar o encantamento das crianças e das famílias. “A história do Quebra-Nozes sempre emociona, e trazer esse universo para as pequenas bailarinas é uma forma de celebrar o Natal com poesia, imaginação e muita beleza. É um momento especial tanto para elas quanto para quem assiste”, destaca Thais Lechuga.