A Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realizaram nesta sexta-feira (12/12), a cerimônia de entrega de mil computadores para a rede municipal de ensino. A solenidade acontece na Escola Municipal Professora Maria Campos, no Centro, que também ganhou uma sala de robótica.
A solenidade contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça, gestores municipais, profissionais da Educação, integrantes do Serratec, do Cefet Petrópolis, diretores escolares e estudantes.
“A entrega reafirma compromissos direcionados ao desenvolvimento de políticas que utilizam tecnologia como instrumento de estudo, ampliando caminhos para estudantes que ingressam em ambientes formativos cada vez mais dinâmicos”, declarou o prefeito Hingo Hammes.
O desembargador José Claudio de Macedo Fernandes destacou a importância do engajamento estudantil.
“Sou fruto de escola pública e considero essencial que cada estudante reconheça sua própria capacidade. O acesso aos equipamentos abre novas possibilidades e depende de cada participante transformar essas oportunidades em resultados”, afirmou.
“As ações executadas em conjunto fortalecem o planejamento da rede e ampliam condições para que cada aluno desenvolva projetos com apoio de ferramentas que estimulam novas práticas. O protagonismo dos estudantes orienta todas as iniciativas”, disse a secretária de Educação, Poliana Ferrarez.
A secretária de Direitos e Políticas para as Mulheres, Rosangela Stumpf, citou ações desenvolvidas com o Observatório das Mulheres no Mercado de Trabalho.
“A cooperação com iniciativas voltadas para mulheres reforça caminhos para que meninas ingressem em setores de tecnologia e ampliem sua presença em espaços estratégicos”, destacou.
O diretor do Cefet Petrópolis, Felipe da Rocha Henriques, reforçou que a chegada dos computadores fortalece a rede de formação técnica.
“A chegada desses equipamentos contribui para projetos de formação técnica e amplia condições de desenvolvimento em ciência e programação”, observou o diretor.
“A articulação entre diferentes instituições cria ambientes que estimulam formação em tecnologia e amplia a participação de grupos que buscam ingressar em áreas científicas”, afirmou a diretora executiva do Serratec, Thaís Ferreira.
A diretora da escola, Letícia Maria da Matta, registrou que a nova estrutura representa expansão de atividades já existentes na escola. “A implantação da sala de robótica e a chegada dos computadores permitem organizar novas práticas de estudo e ampliar atividades já realizadas na escola”, disse a diretora.
As máquinas serão distribuídas entre escolas da rede municipal de diferentes regiões da cidade para apoiar práticas pedagógicas mediadas por recursos digitais. Com a inauguração da sala de robótica, a Escola Municipal Maria Campos da Silva passa a integrar o conjunto de unidades que utilizam tecnologia como ferramenta de estudo em projetos estruturados pela Secretaria de Educação.