Uma força tarefa da Prefeitura com apoio do Governo do Estado concluiu nesta quinta-feira (18/12), a limpeza de mais de 20 localidades/vias da cidade afetadas pela forte chuva que caiu na quarta-feira (17/12). Os trabalhos continuam no Centro, Corrêas e Nogueira.
Cerca de 200 trabalhadores da Comdep e 11 maquinários – entre retroescavadeiras e caminhões – do Governo do Estado, foram usados nas ações de respostas.
“Nossa ação foi imediata após as chuvas, garantindo respostas rápidas. A força tarefa da Prefeitura com apoio do Governo do Estado e nas primeiras horas pela concessionária Águas do Imperador, garantiu que as principais vias fossem limpas e liberadas ao tráfego. A cidade volta a normalidade, com as aulas retomadas e o comércio funcionando”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Equipes da Defesa Civil de Petrópolis já atenderam 95% das ocorrências registradas por conta da chuva de quarta-feira (17/12). No total, foram 51 ocorrências – entre deslizamentos, quedas de árvores e muros, e destelhamentos – desse total, 95% já foram atendidos.
Também foram registrados alagamentos e inundações em diversos pontos da cidade. Dois carros foram retirados do Rio Palatino, no Centro da Cidade.
Além da limpeza, as equipes da força tarefa também atuaram na remoção de árvores e galhos que caíram em vias públicas. “A atuação integrada permitiu restabelecer a mobilidade urbana e oferecer suporte à população de maneira ágil e coordenada”, destacou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.
Em uma hora choveu cerca de 85mm no São Sebastião e 170mm em 24h no Independência
Para alertar a população sobre a aproximação e chegada da frente fria, a Defesa Civil de Petrópolis enviou na segunda-feira (15/12), um aviso meteorológico informando as condições do tempo, alertando para os altos acumulados de chuva.
“Estávamos monitorando 24horas a evolução do cenário e assim que foram identificados os núcleos de chuva forte, enviamos nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, os avisos SMS, acionamos as sirenes nas localidades mais afetadas, mandamos o aviso extremo de cellbroadcast (Defesa Civil Alerta) e abrimos os pontos de apoio nas regiões com maior risco”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes. “A Defesa Civil segue monitorando as condições do tempo na cidade. É preciso que a população fique atenta aos comunicados e alertas oficiais e, em caso de emergência, ligue 199”, ressaltou o secretário.
Recomendações da Defesa Civil:
A Defesa Civil reforça a importância de que moradores em áreas de risco mantenham a atenção redobrada:
Evite permanecer em locais interditados.
Não transite por áreas alagadas.
Fique atento a sinais de deslizamentos.
Em caso de ventos fortes:
Feche todas as janelas, basculantes e portas de armários para evitar o ingresso de vento e a formação de correntes de ar.
Feche persianas, cortinas ou blecautes para proteger os vidros e evitar a dispersão de estilhaços em caso de quebra.
Desligue aparelhos elétricos e feche o registro de gás para evitar riscos em caso de queda de árvores ou postes.
Evite deixar objetos soltos em locais altos que possam ser arremessados pelo vento.
Em caso de emergência, ligue para o número 199.