Ao longo de 2025, a Prefeitura consolidou uma agenda permanente de Educação Ambiental voltada à formação da consciência ambiental e ao estímulo de práticas sustentáveis no município. As ações foram realizadas pela Comdep, que executou mais de cem atividades ao longo do ano, com iniciativas que levaram a coleta seletiva e a educação ambiental a escolas, comunidades, eventos públicos e espaços institucionais, de forma contínua e integrada às políticas públicas da cidade. As atividades alcançaram diretamente mais de 5.500 pessoas.
Foram realizadas 12 palestras educativas sobre coleta seletiva, sustentabilidade e educação ambiental, atendendo públicos da Educação Infantil ao Ensino Superior, além de servidores de instituições públicas e privadas. A programação também contou com 14 apresentações teatrais da Cia Os Imparáveis e outras 18 apresentações de teatro de fantoches, com foco nas crianças em fase de alfabetização. As visitas técnicas ao Centro de Triagem de Coleta Seletiva ampliaram esse trabalho, com dez visitas guiadas que aproximaram estudantes, professores, representantes institucionais e cooperativas do funcionamento do sistema de reciclagem no município.
“Quando a cidade investe em informação e em experiências práticas, está formando cidadãos mais conscientes e responsáveis. Esse trabalho contínuo fortalece a relação das pessoas com o espaço urbano e contribui diretamente para uma Petrópolis mais organizada e sustentável”, disse o prefeito Hingo Hammes.
Além das ações educativas, mais de dez atividades práticas com plantio e colheita em hortas didáticas, implantação de jardins sensoriais, gincanas ambientais e a troca de garrafas PET por vassouras sustentáveis, resultaram na arrecadação de mais de 1.600 garrafas. Petrópolis também participou de 11 grandes eventos e feiras ao longo do ano.
“Cada ação, seja uma palestra, um teatro ou uma atividade prática, é uma oportunidade de diálogo com a população. Nosso compromisso é transformar informação em atitude e fazer com que o cuidado com a cidade faça parte da rotina das pessoas, principalmente de nossas crianças”, afirmou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.