Petrópolis registrou crescimento no fluxo de turistas hospedados e os que participaram de eventos na cidade durante o ano de 2025. Os dados são referentes ao balanço das ações da Secretaria de Turismo, que realizou mais de 95 eventos neste período destacado.
De acordo com a pasta, cerca de 830,8 mil turistas ficaram hospedados na cidade, um aumento de 27,8% em comparação com 2024. Já o público que participou de eventos em Petrópolis chegou a 2,6 milhões de visitantes, crescimento de 4,7% no mesmo período.
Segundo o secretário de turismo, Pablo Kling, a realização de mais de 95 eventos ao longo do ano, consolidou Petrópolis como destino plural.
Outros destaques
O balanço também aponta que foram realizados mais de 8.800 atendimentos nos Centros de Informação Turística (CiTs), no que tange a procura por orientação e serviços.
Além disso, o município marcou presença em feiras, convenções e seminários nacionais e internacionais. Cerca de 2 mil agentes de viagens, tiveram capacitação para ampliar a promoção do destino Petrópolis.
Panorama do setor
Frente aos resultados, o secretário ressaltou que a pasta considera positiva a crescente, principalmente no setor hoteleiro, onde teve mais pernoites, o que gerou automaticamente maior movimentação.
“Bom, a gente avalia como extremamente positiva a ocupação hoteleira, o número de visitação. Nós conseguimos subir todos os índices de tanto satisfação turística quanto de visitação e de hospedagem”, disse.
Perspectivas para 2026
Para o próximo ano, alguns eventos já estão programados no calendário oficial do município. Conforme demostrado no lançamento dos itens, são pelo menos 120 atrações programadas, entre elas: Bauernfest, Serra Serata, Bunka-Sai, Festival Ubuntu, Rock The Mountain e o Natal Imperial. Além de corridas, eventos coorporativos, cervejeiros, gastronômicos, literários e musicais.
Petrópolis foi a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a divulgar, ainda em 2025, a programação turística do ano seguinte. Durante o anúncio, o Prefeito Hingo Hammes, destacou um aumento orçamentário para pasta, ressaltando que tal medida busca fomentar outras áreas da pasta, como o ecoturismo e a diversidade cervejeira.
“Então temos um turismo orgânico interessante aqui na cidade, esse potencial é enorme. Por exemplo, várias áreas nesse cunho estão meio adormecidos ainda. Então temos que estimular para que não pratique apenas o turismo tradicional, possibilitando que outras vertentes sejam tão movimentadas quanto”, enfatizou em entrevista ao Correio durante evento de lançamento do calendário.
Ainda no lançamento, o prefeito destacou a importância do turismo para a cidade e sinalizou que o legado deste ano junto a Secretaria de Turismo e o apoio do Estado, foi a retomada do “Som e Luz” atração do Museu Imperial, que funciona como um túnel do tempo visual, ao contar a história da família real.
De acordo com o museu, o show acontece por 45 minutos à noite e utiliza três toneladas de equipamentos, entre caixas de som, projetores, mesa de luz, 480 refletores e spots e 28 quilômetros de cabos. Como novidade, o show vai acontecer em três dias da semana, quintas e sextas feiras e também aos sábados. A primeira sessão às 19h e a segunda às 20h30. O valor do ingresso é de R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia.
Avanço
Para Pablo Kling, as expectativas de atrair mais visitantes para 2026 são altas. “Esperamos que o resultando das mais de 20 ativações em feiras de turismo que participamos esse ano, ressoa para o município também, e que a gente possa crescer ainda mais, em torno de 10%, pelo menos, em cima dos dados de 2025”, expressou.
Para além, Kling reforçou que o avanço será sentido em todas as esferas do núcleo turístico. “Avançando nesse sentido também com a captação de mais turistas internacionais que refletem na economia”, sinalizou.
Economia
O retorno monetário, no que se trata a instalação e consumação de turistas em Petrópolis, foi um dos pontos mencionados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Samir El Ghaoui.
“Logicamente toda essa movimentação, envolve toda hotelaria, gastronomia, indústria, comércio e serviço. Isso ajuda a fortalecer cada vez mais, além do empreendedorismo local, o empresariado. Petrópolis é uma cidade segura, a mais do Estado, com vários títulos que nós temos, como capital estadual da cerveja, capital estadual do casamento. Tudo isso, ajuda a fortalecer ainda mais, com geração de emprego, renda e a marca da cidade, como um turismo sustentável, responsável”, afirmou em entrevista ao Correio durante a celebração do calendário.