Casos aconteceram nos dias 01 e 04 de janeiro de 2026
A região do Ingá, no distrito da Posse, em Petrópolis, começou o ano de 2026 enfrentando uma questão que atinge a localidade há mais de 10 anos, o desplacamento de rochas.
O dia primeiro de janeiro foi marcado por mais uma ocorrência do tipo. Alguns vídeos que circulam nas redes sociais, mostram o momento em que as pedras se desprendem da montanha, e criam um grande estrondo no local. No dia quatro, a situação se repetiu, e mais uma vez foi registrado desplacamento na localidade.
Apesar das imagens impressionantes, a Defesa Civil de Petrópolis informou que os casos ocorrem em uma área que já havia sido interditada.
A Secretaria também informou que o Governo Federal já foi comunicado sobre as ocorrências, e que o relatório sobre a região já foi encaminhado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, que irá compor o processo de situação de emergência homologado pelo Governo Federal em 2025.
A questão dos desplacamentos é uma realidade na região desde ano de 2014. Por conta disso, 85 imóveis foram e permanecem interditados na localidade, fazendo com que 56 famílias estejam incluídas no Programa de Aluguel Social. Por isso vale destacar que o processo que está em tramitação no Governo Federal, vai apontar uma solução para adoção de medidas para a região.
Por Hugo Petersen
Foto Redes Sociais