Unidade, inaugurada pelo Governo do Estado há sete meses, realizou mais de 120 mil exames e 17 mil consultas ambulatoriais
Em pouco mais de sete meses de funcionamento, o Instituto Estadual de Olhos (IEO) realizou 2.084 cirurgias de catarata e glaucoma. Este é o primeiro hospital da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) dedicado exclusivamente ao tratamento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que funciona em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste do Rio.
– A ampliação das cirurgias oftalmológicas está reduzindo o tempo de espera por esse atendimento, especialmente para os idosos. A unidade recebe muitos pacientes da Região Metropolitana e do interior. Voltar a enxergar bem traz uma mudança muito grande e positiva na qualidade de vida dessas pessoas. Esta é uma das ações mais relevantes da Secretaria de Estado de Saúde no último ano – declarou o governador Cláudio Castro.
A unidade, que foi inaugurada em abril de 2025, recebeu investimento de cerca de R$ 6 milhões do Governo do Estado e possui equipamentos de ponta para a realização dos exames, como tomografia, ultrassonografia e mapeamento de retina. O IEO tem capacidade de realizar 800 consultas e 330 cirurgias por mês, sendo 300 de catarata e 30 de glaucoma.
– O Instituto Estadual de Olhos é um equipamento novo que oferece atendimento para corrigir problemas da visão. Desde a sua inauguração, foram realizados 120.072 exames de ultrassonografia e tomografia, 17.107 consultas e 2.084 cirurgias – disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Diagnosticada com glaucoma, Viviane Melo de Assis, de 51 anos, teve a sua quinta consulta médica na unidade. Ela está sendo acompanhada regularmente pelos especialistas do hospital e voltará em fevereiro para revisão. A moradora de Seropédica elogiou o atendimento recebido por médicos e funcionários.
– Meu glaucoma está controlado, assim como a pressão ocular. O diagnóstico, dado pelo médico, indica que ainda não há necessidade para cirurgia, apesar de apresentar certa dificuldade na leitura. O que preciso fazer é um acompanhamento regular da doença, além de fazer uso de colírio. Agradeço a acolhida que todos me deram na unidade – destacou a zeladora escolar.
Com catarata no olho esquerdo, Zilda dos Santos, de 53 anos, disse que está com a vista cansada e tem indicação cirúrgica. Ela fez o exame de ecobiometria, que mede o tamanho da lente do cristalino a ser implantado.
– Tenho dificuldade de leitura. Não consigo focar direito, pois as letras ficam embaralhadas. Bula de remédio nem pensar. Estou aqui para evitar um problema maior no futuro. O atendimento é excelente – relatou a dona de casa, que mora em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
O IEO é uma unidade nova, totalmente horizontal, com 927,84m² de área construída, em um terreno com área total de 42.560m². O instituto conta com sala cirúrgica, sete leitos de recuperação pós-operatória, consultórios para exames e consultas, além de 23 profissionais de enfermagem e 25 médicos. Desde agosto, o Instituto Estadual de Olhos realiza consultas aos sábados, das 8h às 17h, e soma cerca de 400 atendimentos no horário estendido. Os procedimentos cirúrgicos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Foto Divulgação