Ação integra a segunda fase da Operação Torniquete, voltada ao desmonte financeiro das facções
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Polícia Civil, realiza uma nova ofensiva da Força-Tarefa Cerco Total, dentro da Operação Torniquete, nesta quarta-feira (07/01), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na região conhecida como Buraco do Boi, os investigadores localizaram um espaço de lazer, com piscina e churrasqueira, pertencente à facção ligada ao traficante Peixão. Até o momento, três criminosos foram presos e um fuzil apreendido.
- A Polícia Civil não vai recuar. Seguimos firmes, dia após dia, apertando o cerco contra organizações criminosas que ameaçam a segurança da nossa população. O Estado está e continuará presente – afirmou o governador Cláudio Castro.
A ofensiva integra a segunda fase da Operação Torniquete, estratégia permanente do Governo do Estado para combater o roubo, furto e a receptação de cargas e veículos, delitos que alimentam as disputas territoriais das facções e sustentam financeiramente o crime organizado. Nesta quarta-feira, as equipes tentam também capturar líder do tráfico na comunidade e um dos braços direitos de “Peixão.
A operação mobiliza agentes de delegacias especializadas da Baixada Fluminense: Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE-BF), Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA-BF) e Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC-BF). O foco é reprimir crimes que financiam as facções, como tráfico de drogas, roubos de cargas e de veículos.
Desde setembro de 2024, a Operação Torniquete soma mais de 740 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em quase R$ 45 milhões. O bloqueio de bens e valores, realizado pela força-tarefa, já ultrapassa R$ 70 milhões.
Foto Divulgação PCERJ