Em mais uma ação do Governo do Estado do Rio de Janeiro no enfrentamento ao crime organizado, a Polícia Civil prendeu, na madrugada deste sábado (10/01), um dos principais responsáveis pela movimentação financeira da facção criminosa Comando Vermelho na Baixada Fluminense. A prisão faz parte da Operação Contenção, iniciativa estadual voltada ao combate às organizações criminosas.
– Nossas forças policiais atuam de forma permanente e estratégica para desarticular as organizações criminosas, atingindo diretamente suas estruturas financeiras. A Operação Contenção demonstra que estamos avançando com inteligência, integração e responsabilidade, enfraquecendo o crime organizado e garantindo mais segurança para os cidadãos fluminenses – afirmou o governador Cláudio Castro.
As investigações apontaram que o homem atuava diretamente com o narcoterrorista Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, uma das principais lideranças da facção criminosa. A prisão foi precedida por um intenso trabalho de monitoramento, que permitiu às equipes o abordar logo após ele deixar um estabelecimento comercial, em Nilópolis, conduzindo uma motocicleta de alto valor.
Ainda conforme as investigações, o preso ocupava posição estratégica na estrutura da facção e era responsável pela lavagem de dinheiro, por meio de bares e boates. Ele foi localizado em Duque de Caxias após trabalho de investigação conduzido pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Baixada Fluminense (DRFA-BF).
A prisão ocorreu após acompanhamento que permitiu a identificação de sua rotina e deslocamentos. Apesar da situação de risco durante a prisão, a ocorrência foi controlada e as buscas tiveram continuidade.
Horas depois, com base em novas informações, o homem foi localizado em uma unidade hospitalar de Duque de Caxias, onde recebia atendimento médico, e teve a prisão confirmada no local. O preso possui antecedentes por crimes como roubo, latrocínio e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, além de dois mandados de prisão em aberto por roubo e latrocínio.
Sobre a Operação Contenção
A Operação Contenção é uma ação contínua do Governo do Estado voltada à redução da atuação territorial do Comando Vermelho, com foco na identificação de lideranças, interrupção do fluxo financeiro e apreensão de armas. Desde o início da operação, já foram registrados mais de 275 presos, 136 mortes em confrontos, além da apreensão de 466 armas, incluindo 189 fuzis, e mais de 50 mil munições.