A Secretaria de Turismo de Petrópolis tem um novo titular. Nei Carvalho foi confirmado como secretário da pasta após aceitar o convite feito pelo prefeito Hingo Hammes. Pablo Kling pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira (12), para ser o responsável pela elaboração do projeto turístico de Rio das Ostras.
Pablo comentou sobre o convite do prefeito Carlos Augusto. “Aceitei o convite do prefeito Carlos Augusto para desenvolver um novo projeto turístico em Rio das Ostras. O prefeito tem plena consciência de que o futuro do município passa pelo fortalecimento do turismo, setor capaz de gerar empregos e renda de forma rápida e consistente. Além disso, meus pais residem na cidade há mais de 15 anos, o que torna essa oportunidade ainda mais especial: estarei próximo da minha família e, ao mesmo tempo, poderei contribuir com minha experiência para impulsionar o turismo em uma cidade vibrante, acolhedora e de grande beleza natural. Trata-se de um desafio profissional ímpar, que une realização pessoal e compromisso com o desenvolvimento de Rio das Ostras”, comentou.
A nomeação de Nei Carvalho foi definida na noite desta terça-feira (13) pelo prefeito Hingo Hammes. A escolha busca garantir a continuidade das ações já em andamento na área do turismo. Para o presidente municipal do Partido Progressistas, Cláudio Magnavita, a indicação mantém o rumo dos projetos da pasta. “Nós nos preocupamos em manter o trabalho que está sendo desenvolvido. Nos preocupamos com projetos e planejamento e não apenas com nomes. O fato de Nei exercer função diretiva na atual gestão, facilita a continuidade”, disse. Magnavita complementa “Como radialista e profissional da comunicação, Nei sabe que o turismo é fundamental para o desenvolvimento do município e ter outro jornalista como secretário, só facilita a divulgação nacional de Petrópolis como destino turístico”, finalizou.
Em entrevista à Coluna Magnavita, Nei Carvalho destacou a responsabilidade do novo cargo. “Fiquei muito honrado com esse convite do prefeito Hingo Hammes, que pegou a cidade em uma situação difícil, inclusive na Secretaria de Turismo, mas a equipe empenhada e com boa vontade política conseguiu bons resultados em 2025. Pablo tem um peso nesse resultado, tendo em vista sua formação, toda voltada ao setor. Daremos continuidade a esse trabalho com todo empenho e com o apoio que o secretário de turismo do Estado, Gustavo Tutuca, e o vice-presidente da Turisrio, Marcos Paes, têm dado a Petrópolis, tendo em vista que são nossos companheiros de partido”, comentou.
Em 2025, o turismo de Petrópolis registrou índices expressivos. Segundo o levantamento realizado pela coluna, foram mais de 830 mil hóspedes durante 2025, um crescimento de 27,8%, e mais de 2,6 milhões de visitantes, representando um crescimento de 4,7% em relação a 2024. Outro marco representado em números, é o índice de visitação ao Museu Santos Dumont, que recebeu 154 mil visitantes, um crescimento de 6% quando comparado ao ano anterior.
Os centros de informação turística da cidade imperial também apresentaram alta no número de atendimento em 45%, sendo 8.8 mil atendimentos no ano.