A Prefeitura assinou, na manhã deste sábado (24/01), convênio com duas unidades particulares de saúde que aderiram ao Programa “Agora tem Especialistas”, do Governo Federal. A iniciativa é voltada para a ampliação da oferta de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. Nesta primeira etapa, aderiram ao programa o Hospital SMH e a Clínica de Olhos Dr. Tannure, que passarão a ofertar procedimentos oftalmológicos, urológicos, ginecológicos, procedimentos gerais e cirurgias como hérnia, vesícula, entre outros, com compensação por meio de abatimento de tributos federais.
O prefeito Hingo Hammes destacou que a Prefeitura teve papel ativo na articulação com a rede privada e reforçou que o foco da iniciativa é o usuário do SUS. “Ganha os governos municipal, estadual e federal, mas principalmente ganha o cidadão. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais essa adesão para reduzir filas e garantir atendimento a quem está esperando consultas, exames e cirurgias, muitos deles desde a pandemia”, afirmou. Outras unidades já apresentaram carta de intenção e estão em fase de capacitação para integrar o programa, o que deve ampliar ainda mais a oferta de serviços especializados no município.
O diretor nacional do Programa Agora tem Especialistas, Rodrigo Oliveira, ressaltou a relevância de Petrópolis no cenário regional da saúde, explicou o funcionamento do programa e destacou a importância da parceria entre os entes federativos. “Esse é um programa de adesão voluntária, no qual hospitais privados se dispõem a ampliar a oferta de atendimentos especializados ao SUS. A Prefeitura organizou esse movimento, buscou as unidades privadas e essas instituições compreenderam a importância da iniciativa. Petrópolis é uma cidade estratégica para a saúde regional e essa ampliação de oferta vai ser fundamental para reduzir o tempo de espera e avançar, em parceria entre Município, Estado e Governo Federal, na melhoria do atendimento à população”, afirmou.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa, o programa chega em um momento estratégico para enfrentar a demanda reprimida na rede pública. “Houve uma retenção de procedimentos eletivos durante a pandemia, e agora conseguimos ampliar os atendimentos ao direcionar essa demanda para unidades privadas que podem contribuir muito com a saúde pública. O cidadão petropolitano é diretamente beneficiado com mais acesso a consultas, exames e cirurgias”, destacou.
A comitiva do Ministério da Saúde também fez uma visita técnica ao Hospital Alcides Carneiro (HAC), com foco na ampliação dos serviços de oncologia. A expectativa é captar recursos federais para fortalecer atendimentos como quimioterapia, radioterapia e outros procedimentos relacionados ao tratamento do câncer, ampliando a capacidade da rede municipal e garantindo um atendimento mais completo aos pacientes oncológicos.