Petrópolis registrou 105.729 autos de infração de trânsito ao longo de 2025, segundo dados do Anuário Estatístico do Detran.RJ. O número coloca o município na 16ª posição entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro com mais registros de infrações no período.
Os automóveis foram responsáveis por 66% das multas aplicadas, totalizando 69.779 autuações. O dado reforça o impacto da frota particular nos índices de irregularidades no trânsito da cidade.
Principais infrações
De acordo com o levantamento, a infração mais cometida pelos condutores foi transitar em velocidade superior em até 20% do limite máximo permitido, com 54.293 registros. Em seguida aparecem o estacionamento irregular, com 20.219 multas, e o excesso de velocidade superior a 20% e inferior a 50% do permitido, que somou 5.350 autuações.
Locais com mais registros
As infrações foram registradas principalmente na BR-040, com destaque para os quilômetros 80, 74 e 65, que, juntos, concentraram 41.478 infrações em 2025. No ranking por órgão autuador em Petrópolis, a União aparece com o maior número de multas: 66.713, sendo 66.646 aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 67 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Já os órgãos estaduais aplicaram 4.596 infrações, sendo 41 pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) e 4.555 pelo Detran.RJ. O município foi responsável por 34.620 autuações no mesmo período.
Acidentes em 2025
Além das infrações, Petrópolis contabilizou 292 acidentes de trânsito em 2025, com 356 vítimas. Os homens representaram 65% dos feridos. A Estrada União e Indústria foi a via com o maior número de ocorrências, registrando 83 vítimas, sendo cinco fatais. Os acidentes aconteceram, em sua maioria, às quintas e sextas-feiras, no período da tarde.
Fiscalização
Diante dos números, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) foi questionada sobre a possibilidade de ampliação das ações de fiscalização, especialmente para coibir o estacionamento irregular e reduzir os índices de acidentes no município e informou que “A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e a Prefeitura de Petrópolis reforçam que vêm adotando, de forma contínua, um conjunto de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana no município, com foco especial nas medidas que impactam diretamente o transporte público e a circulação de serviços essenciais.
Ao longo de 2025, a CPTrans aplicou mais de 10 mil autos de infração por estacionamento irregular em vias públicas. A medida tem como objetivo garantir a fluidez do trânsito e a segurança viária, além de assegurar a capacidade de atendimento de serviços essenciais, como o transporte coletivo, a coleta de lixo, o acesso de veículos de emergência e demais atividades que dependem da livre circulação nas vias.
Entre as ações estruturais adotadas, destacam-se a implantação de sistemas binários de trânsito nos bairros de Corrêas e Quitandinha. As mudanças resultaram em impactos positivos diretos na organização do tráfego local, contribuindo para a redução de congestionamentos, especialmente nos horários de pico, entre 17h e 19h, além de melhorar o tempo de deslocamento dos usuários do transporte público nessas regiões.
A CPTrans também mantém, ao longo de todo o ano, um calendário permanente de ações educativas de trânsito, com destaque para as atividades desenvolvidas durante o Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito, que se estende por todo o mês de setembro, reforçando a conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas sobre comportamentos seguros no trânsito.
Paralelamente, a companhia vem desenvolvendo, em parceria com estudantes do Serratec, uma ferramenta tecnológica voltada à otimização do monitoramento do estacionamento em áreas de carga e descarga em toda a cidade. A iniciativa busca ampliar a eficiência da fiscalização, contribuir para a organização do espaço urbano e melhorar as condições de circulação, especialmente em áreas com maior demanda comercial e logística.
A Prefeitura de Petrópolis e a CPTrans reafirmam o compromisso com a mobilidade urbana sustentável, segura e eficiente, entendendo que a melhoria do trânsito é fundamental para a qualidade de vida da população e para o bom funcionamento da cidade.