Por Johnnata Joras
O calendário de 2026 traz um cenário favorável ao turismo em Petrópolis com a concentração de feriados em dias úteis, o que amplia as possibilidades de feriados prolongados. O fator tende a movimentar os setores de hospedagem e alimentação. Ao todo, o município terá 17 feriados e pontos facultativos, sendo a maioria com potencial de emenda com os fins de semana.
O ano de 2026 será marcado por feriados que cairão em dias úteis, o que permite a ocorrência dos chamados “feriadões”. De acordo com o Sindicato de Turismo de Petrópolis (SindTurismo), o calendário representa uma oportunidade estratégica para estimular a permanência de visitantes na Cidade Imperial.
Fomentação de setores
As datas comemorativas têm potencial para fortalecer a economia local e ampliar a taxa de ocupação dos meios de hospedagem, além de impulsionar bares, restaurantes e demais serviços vinculados ao setor turístico.
Feriados
Períodos como Carnaval, Aniversário de Petrópolis, Sexta-feira Santa, Dia do Trabalhador e Corpus Christi figuram entre aqueles com maior potencial de aumento do fluxo turístico ao longo de 2026.
Segundo o secretário de Turismo de Petrópolis, Nei Carvalho, os feriados devem ser encarados como uma oportunidade. “A cidade se prepara para acolher ainda mais visitantes nesses períodos. O turismo movimenta a economia local, gera empregos e pode aumentar a renda”, afirmou.
O responsável pela pasta também ressaltou a importância da divulgação turística do município: “Nosso compromisso é transformar cada feriado em uma vitrine positiva do destino Petrópolis, destacando a hospitalidade e a excelência no atendimento ao turista”.
Planejamento
Já o presidente do SindTurismo de Petrópolis, Germano Valente, destacou que ter o calendário em mente é fundamental para o planejamento antecipado. O objetivo é transformar os feriadões em resultados concretos para o turismo local.
Turismo em 2025
De acordo com o balanço da Prefeitura de Petrópolis, referente ao ano de 2025, 830.800 turistas hospedados, um crescimento de 27,8% em relação a 2024, e mais de 2,6 milhões de visitantes participando de atividades turísticas na cidade, aumento de 4,7%. Os centros de Informação Turística (CITs) também registraram alta de 45% nos atendimentos, com mais de 8.800 pessoas orientadas.