Por Johnnata Joras
O Palácio de Cristal, um dos principais cartões-postais do município de Petrópolis, comemora 142 anos de história. A cerimônia em celebração ao aniversário aconteceu na manhã desta segunda-feira (2).
Há 142 anos, o Palácio de Cristal era inaugurado para melhor abrigar exposições de flores, pássaros e produtos agrícolas. Com o tempo, o local se tornou um dos principais atrativos turísticos de Petrópolis, não só pela estrutura, mas também por receber eventos como a Bauernfest, a Flipetrópolis, o Serra Serata, entre outros.
A estrutura do Palácio de Cristal foi pré-moldada em ferro fundido e encomendada a uma fundição, na França, pelo Conde D’Eu. Posteriormente, a estrutura foi montada em Petrópolis.
Cerimônia de aniversário
A cerimônia de aniversário do Palácio aconteceu na manhã desta segunda-feira e contou com a presença de autoridades políticas. De acordo com o prefeito Hingo Hammes, que prestigiou a solenidade, o Palácio é uma referência em Petrópolis e se tornou um cartão-postal da cidade.
“O Palácio atrai turistas, atrai petropolitanos e seus familiares, que vêm nos fins de semana curtir esse espaço. Atualmente, é palco de grandes eventos que agregam receita e renda. A data de hoje representa toda essa história do Palácio de Cristal”, afirmou o chefe do Executivo.
Bauernfest
O secretário de Turismo, Nei Carvalho, destacou a importância do Palácio não só na preservação da história, mas também para impulsionar o turismo em Petrópolis: “O fato de ele ser palco de grandes eventos na cidade, entre esses eventos do calendário, o principal deles é a Bauernfest. A festa faz com que os turistas vivam verdadeiras experiências da história”.
O Palácio de Cristal é, de fato, o grande palco da tradicional Festa do Colono Alemão. Na última edição, Tânia Mello foi eleita a Rainha da Bauernfest, após os desfiles com trajes tradicionais. Segundo ela, a estrutura do local é fundamental para a realização dos eventos.
“Quando a gente fala de Palácio de Cristal, para a gente é Bauernfest. Dentro do Palácio são os bailões e, na parte externa, ficam os grupos folclóricos que fazem as danças. Tudo isso remete ao que os colonos trouxeram para a nossa cidade”, disse Tânia Mello.
A Bauernfest busca mostrar as tradições que os colonos alemães trouxeram para Petrópolis. Tradicionalmente, em todas as edições da festa, acontece o culto ecumênico, com o objetivo de celebrar a cultura alemã.
Apesar da celebração, o espaço se tornou alvo de críticas após a equipe do Correio Petropolitano identificar problemas no local. Entre eles estão vidros quebrados e rachados, fiação elétrica exposta, gramado em más condições, além de buracos, desgaste e manchas no piso de fulget. Também foram observados sinais gerais de abandono e ausência de manutenção contínua.