O Dia Mundial do Câncer, data que marca a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra a doença, foi celebrado nesta quarta-feira (04) pela Secretaria de Saúde do município.
Em Petrópolis, o Hospital Alcides Carneiro (HAC) se consolida como a maior referência no tratamento da doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade oferece cirurgias oncológicas e tratamento quimioterápico, por meio do Centro de Terapia Oncológica (CTO). De acordo com a pasta, somente em 2025, cerca de 1.900 cirurgias oncológicas já foram realizadas na unidade.
“O Hospital Alcides Carneiro é um exemplo de como o SUS pode oferecer atendimento de qualidade. Temos investido continuamente para fortalecer a rede de saúde e garantir que a população tenha acesso a tratamentos especializados, com dignidade e cuidado”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
Média de atendimentos na unidade
Em média, são realizadas cerca de 140 cirurgias por mês no HAC. Os procedimentos abrangem diversas especialidades, como oncologia geral, oncoginecologia, cirurgias torácicas, de cabeça e pescoço, mastologia, cirurgias urológicas e tratamento de tumores de pele, por meio da cirurgia plástica reparadora. O ambulatório do HAC realizou em 2025 mais de 15.500 consultas, boa parte delas para atender pacientes oncológicos.
“Além da alta demanda por cirurgias, o hospital também oferece tratamento quimioterápico, assegurando um cuidado integral aos pacientes oncológicos. Nosso foco é ampliar o acesso, fortalecer a prevenção e garantir um atendimento humanizado, desde o diagnóstico até o tratamento. Mas é importante ficar atento e fazer consultas e exames de rotina para garantir o diagnóstico precoce”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa.