Nesta quinta-feira (05/02), os alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas para o início do ano letivo de 2026. Nas unidades escolares, eles foram recebidos com diversas ações de acolhimento. Para este ano, foram investidos mais de R$ 50 milhões na melhoria das escolas, com reparos e obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos.
— A expectativa para este ano é a melhor possível. O ano passado foi repleto de desafios, que vencemos com muito trabalho. A educação é a base propulsora do indivíduo enquanto sujeito da sociedade. Sendo assim, que venham desafios para que nos impulsionem para resultados eficazes! — disse Cintia Teles Machado, diretora pedagógica da Regional Norte Fluminense, que abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
Foram disponibilizadas mais de 700 mil vagas. As renovações de matrículas registraram um número expressivo: 91,12%, o maior percentual desde 2018. Ao todo, são mais de 1.200 unidades de ensino espalhadas por todo o estado, incluindo escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, Cívico-militares e muitas outras. Iniciativas como o Enem-RJ e o Segunda Chance, que tiveram grande sucesso no último ano, continuam em 2026.
— O planejamento já está a todo vapor. Nossos projetos já estão programados e estamos muito entusiasmados para mais este ano letivo — destacou Michelle Pires, professora de Educação Física do Colégio Estadual Cortume Carioca, de Guapimirim, na Região Serrana do estado.
Diversas ações de acolhimento foram organizadas para receber veteranos e novatos, estimulando o interesse para mais uma jornada de estudos. As atividades tiveram como objetivo apresentar as equipes da escola, falar de projetos e incentivar a consolidação e a construção de amizades e coleguismo entre os estudantes. A ideia é que os alunos conheçam os profissionais que irão atendê-los e prepará-los para mais uma importante etapa de ensino e que construam laços de respeito e espírito de equipe.
— Converso muito com nossa equipe de professores, certa de que nosso trabalho é e será bem feito, mantendo a qualidade que o corpo docente sempre teve. Neste ano, o tema de nossa escola será: “Ser luz! Pequenos gestos, grandes brilhos!”, no qual faremos analogia ao girassol, que busca sua energia voltado para a luz e, em dias nublados (em todos os sentidos), volta-se para os demais girassóis, retirando essa força entre eles. Aqui, cada conhecimento vira aprendizado para a vida toda. E queremos o melhor para o nosso aluno, incentivando a representatividade e o protagonismo, dentro e fora do colégio — ressaltou a coordenadora pedagógica Josiane Gomes Madeira e Carvalho, do Colégio Estadual Maurício de Abreu, de Sapucaia, também na Região Serrana.
Para este ano, foram criadas mais de 85 mil novas vagas em escolas de tempo integral em todo o estado. Nessas unidades, os estudantes têm atividades do início da manhã até o fim da tarde, passando o dia na escola, onde também fazem suas refeições, tendo mais foco e saindo mais preparados, tanto para o mercado de trabalho quanto para o prosseguimento na vida acadêmica, com chances maiores de aprovação nos vestibulares e em concursos públicos.
— Este é o meu último ano na escola, quero aproveitar ao máximo, participar de diversos projetos, aproveitar cada momento ao lado dos meus amigos, professores e me dedicar bastante nos estudos, me preparando para o Enem e para todos os desafios que estão por vir — comentou Beatriz Miranda Lopes da Silva, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Ciep 345 Y-Juca Pirama Intercultural Brasil-Suécia, de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Com tudo isso, a ideia é desenvolver cada vez mais atrativos para engajar os estudantes, aliando os mais modernos recursos tecnológicos às metodologias consagradas de ensino.
— Estamos trabalhando muito para oferecer um ensino de qualidade e para garantir o acesso e a permanência de todos os nossos estudantes. O incentivo, a cobrança, o carinho e o acolhimento têm que fazer parte do desenvolvimento escolar. A gente deseja que este ano seja de grandes entregas e conquistas, mas é importante frisar que todas girem em torno da melhoria da qualidade de ensino — concluiu a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.