A Prefeitura de Petrópolis lançou, na tarde desta segunda-feira (09/02), a campanha institucional de defesa da candidatura do município para sediar o supercomputador de inteligência artificial do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). A iniciativa é em conjunto com o Conselho Municipal de Inovação (CMI)
A campanha tem o objetivo de reforçar o compromisso da cidade com a inovação e a tecnologia, posicionando Petrópolis como candidata estratégica para receber o equipamento de alto desempenho, que integra a política nacional de fortalecimento da infraestrutura de inteligência artificial no Brasil.
“Estamos trabalhando para atender a todas as exigências técnicas necessárias para a conquista do supercomputador. Esse processo evidencia o esforço do município em consolidar e ampliar ainda mais a vocação tecnológica de Petrópolis”, afirmou o vice-prefeito Albano Filho, representando o prefeito Hingo Hammes.
A cerimônia destacou os principais diferenciais da cidade para receber o equipamento, como a experiência do município com o supercomputador Santos Dumont, instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o clima ameno, a localização estratégica próxima aos principais polos tecnológicos do país e a qualidade do ensino superior nas áreas de ciência e tecnologia.
“É com grande satisfação que o Conselho Municipal de Inovação participa de mais uma ação simbólica e estratégica para a cidade. Essa não é a primeira iniciativa em defesa da vinda do supercomputador, mas é mais uma que reafirma o compromisso de Petrópolis com o desenvolvimento tecnológico”, destacou Samir El Ghaoui, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Durante o evento, também foi lançada uma landing page oficial com abertura de um abaixo-assinado, permitindo que a população manifeste apoio à candidatura do município. Os interessados podem participar pelo link: https://super-computador.biomob.app/pt
“O grande diferencial de Petrópolis é a presença do LNCC, que há décadas opera com reconhecimento internacional. Somam-se a isso o clima ameno e as condições técnicas ideais, que fazem do município o local mais adequado para a instalação do supercomputador”, afirmou Marcelo Soares, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (Acep).
Sobre o supercomputador
O supercomputador integra o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), estratégia nacional que prevê investimentos de R$ 23 bilhões para ampliar a infraestrutura de IA no país. O plano contempla a aquisição de um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo, destinado a impulsionar pesquisas avançadas, inovação tecnológica e aplicações de alto impacto.
Em outubro de 2025, o prefeito Hingo Hammes entregou à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, um manifesto assinado por autoridades municipais, representantes do Governo do Estado e da comunidade científica, solicitando que o novo supercomputador de IA seja instalado em Petrópolis, no LNCC, que já abriga o supercomputador Santos Dumont.
Participaram da cerimônia o secretário de Turismo, Nei Carvalho; a secretária de Educação, Poliana Ferrarez; o desembargador José Cláudio; representantes do deputado estadual Sérgio Fernandes, do deputado federal Hugo Leal, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), do vereador Gil Magno, além de representantes dos setores acadêmico, empresarial e da sociedade civil.